Início do conteúdo

Ex-alunos do Programa Autonomia e Renda no IFPE comemoram a conquista de um emprego no setor industrial

Com o maior número de turmas ofertadas entre todos os institutos participantes, o IFPE já formou cerca de 400 profissionais em 17 cursos FICs. Atualmente, estão matriculados 1.020 estudantes.


Em Pernambuco, o Programa Autonomia e Renda Petrobras demonstra, na prática, como a formação profissional e técnica pode transformar a realidade social em contextos de desigualdade. Com resultados expressivos, a iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais (IF) já provou seu impacto após um ano de início. Um exemplo disso são os ex-alunos dos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) que hoje comemoram um emprego no setor industrial.

Com o maior número de turmas ofertadas entre todos os institutos participantes, o IFPE já formou cerca de 400 profissionais em 17 cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs). Neste momento, estão matriculados 1.020 estudantes, todos com um objetivo comum: ampliar suas chances de ingresso no mercado de trabalho a partir de uma formação de qualidade.

É o que alcançou o egresso José Aldemir Silva dos Santos, que concluiu o curso de Auxiliar de Serviços Diversos no Campus Abreu e Lima. Antes do Programa, Ademir não tinha emprego formal e atuou como servente de pedreiro. Com a qualificação, foi contratado para a função de auxiliar administrativo em uma empresa no segmento de reciclagem de metais com atuação na Região Metropolitana do Recife (RMR).

“Para mim, o Programa foi mais do que uma formação: foi uma jornada de transformação pessoal e profissional que me mostrou que é possível superar obstáculos e alcançar meus objetivos. Tenho aplicado muito o que aprendi no curso, em especial nos módulos de comunicação e o de raciocínio lógico, além do reforço na matemática que tem sido essencial.”, afirma Aldemir.

Além da guinada na vida profissional, a qualificação o incentivou a continuar investindo nos estudos. Ele foi selecionado no processo de ingresso do IFMG – Campus Governador Valadares, modalidade EAD, para o Curso Técnico em Logística e está conciliando trabalho e a nova formação. “Estou bastante empolgado por ser uma área que eu gosto muito e com alta demanda de profissionais.”, comemora.

Oportunidades para quem mais precisa

Os números do Autonomia e Renda contam uma história de resistência e esperança. No IFPE, 54,8% são mulheres, muitas delas chefes de família; dessas, 39% têm entre 18 e 29 anos, em busca do primeiro emprego; 35,5% estão na faixa dos 30 a 49 anos, tentando se recolocar no mercado de trabalho; 21,6% são mães de crianças menores de 12 anos, que recebem uma bolsa de R$ 858,00 para não abandonarem os estudos.

A desigualdade social aparece nas estatísticas. Mais da metade dos alunos vive com menos de meio salário mínimo per capita; outros 33,7% sobrevivem com até um salário mínimo. Outro dado preocupante é o nível de desemprego, já que 65,7% estão desempregados.

Mas essa triste realidade vai aos poucos se modificando. Eliane Maria Alcântara de Sousa Silva foi aluna do curso de Montador de Andaime, ministrado no Campus Ipojuca, e viu no Programa uma oportunidade real de mudança.

“O curso mudou o rumo da minha vida. Eu estava desempregada, sem profissão, e hoje trabalho como montadora de andaime dentro da Refinaria para a Consag. Mesmo sendo um serviço pesado, a maioria das contratações foi de mulheres, graças à prioridade dada ao programa.”, relata Eliane.

Vale destacar Montador de Andaimes como um curso com alta empregabilidade. Dos formados no Campus de Ipojuca, todos já estão empregados em indústrias da região.

Histórias que inspiram

Além de desenvolver novas habilidades, os participantes relatam mudanças significativas em suas trajetórias pessoais. A ex-aluna de Auxiliar de Serviços Diversos do Campus Cabo de Santo Agostinho,  Chirleide do Nascimento Maia, revela que o Programa a ajudou a realizar um sonho: trabalhar na Refinaria.

Sempre trabalhei no comércio. Apesar do desejo, eu não tinha expectativa nenhuma de trabalhar na refinaria, não tinha conhecimento na área e achava difícil mudar de profissão aos 45 anos. Depois do curso, minha vida mudou. Agora posso proporcionar coisas melhores para o meu filho, para a minha família. Estou vivendo um sonho”, celebra Chirleide.

Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul). Tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nos municípios próximos às operações da Petrobras, ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho. Para isso, oferece cursos gratuitos e com bolsas-auxílio aos participantes.

O IFPE é parceiro desde o início do Programa, em junho de 2024. O coordenador do Programa no IFPE, James Radson de Lima, destacou o papel transformador programa vem cumprindo. “Muitos participantes iniciaram o curso desempregados, sem profissão formal, e hoje têm uma carreira consolidada. Essa mudança, fruto da qualificação profissional, prova que o investimento em educação gera impacto real na vida das pessoas, de suas famílias e no desenvolvimento local.”

Fim do conteúdo