Notícias
Funcionamento das atividades administrativas do IFPE
Documento trata dos encaminhamentos em relação às atividades essenciais, orienta sobre suspensão de atividades e determina outras ações
Funcionamento das atividades administrativas do IFPE
O Colégio de Dirigentes, os gestores da Reitoria e representantes de docentes da área de saúde do IFPE, em reunião realizada na presente data, ratificaram a decisão pela suspensão de atividades acadêmicas presenciais no período de 16 a 31 de março, assinada conjuntamente, em 15/03/2020, pelos Institutos Federais de Pernambuco e as universidades que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas, uma vez que o objetivo dessa ação foi reduzir a circulação das pessoas, de modo a contribuir no combate à propagação do Coronavírus (Covid-19).
Além disso, a equipe gestora do IFPE definiu mais algumas medidas.
1. Manutenção dos serviços essenciais dos seguintes setores:
- Gabinete da Reitoria e dos campi
- Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas e Assessorias
- Comunicação
- Tecnologia da Informação
- Protocolo Geral
- Registro Acadêmico
- Diretoria de Ensino
- Coordenação de Produção
- Diretoria de Administração
- Coordenação de Gestão de Pessoas
- Pesquisadores Institucionais
Obs.: O(a) gestor(a) responsável pela respectiva atividade deverá organizar o revezamento dos(as) servidores(as), e/ou a realização do trabalho remoto e/ou a modificação no horário e na frequência do trabalho, garantindo a manutenção dos serviços essenciais.
2. Suspensão de:
- Realização de eventos acadêmicos, científicos, esportivos e culturais
- Viagens nacionais e internacionais
- Atividades acadêmicas dos cursos, presenciais e a distância
- Atendimento presencial ao público externo
- Funcionamento dos serviços de biblioteca
- Reuniões institucionais presenciais
- Capacitações presenciais e participação em eventos em geral
3. Orientações específicas:
- Servidores(as) que se enquadram nos grupos de risco, conforme definição do Ministério da Saúde, devem permanecer em domicílio, realizando suas atividades remotamente, quando for o caso.
- Servidores que tenham retornado recentemente de outros países ou estejam em áreas com contaminação comunitária deverão procurar serviço médico e enviar, via e-mail, as devidas comprovações à chefia imediata.
- Caberá ao(à) gestor(a) de cada unidade observar os casos de outras atividades específicas que não podem ser interrompidas.
- Servidores(as) ou estudantes em atividade de mobilidade acadêmica internacional devem entrar em contato, via e-mail, com a Diretoria de Gestão de Pessoas e a Assessoria de Relações Internacionais, respectivamente, para acompanhamento e orientação.
- As atividades de estágio supervisionado e práticas interdisciplinares serão tratadas de acordo com as especificidades de cada campus.
- Os(as) servidores(as) que realizarão as atividades presenciais estão dispensados(as) do ponto eletrônico de frequência, devendo registrar seu horário de trabalho excepcionalmente por meio do formulário de ocorrência.
- Com relação aos(às) trabalhadores(as) terceirizados(as), devem ser observadas as diretrizes do Ministério da Economia, disponíveis no link: comprasgovernamentais.gov.br/index.php/noticias/1264-recomendcoes-covid-19-terceirizados
4. Outra providência:
- Até 18/03, serão instituídos comitês específicos para acompanhar o cenário e sugerir outros encaminhamentos.
Reiteramos que essas medidas estão em consonância com as orientações dos Órgãos competentes e representam um esforço da Instituição para não acentuar os efeitos do Coronavírus (Covid-19) no Estado, salvaguardando nossa comunidade acadêmica.
No caso de dúvidas, servidores(as) devem contactar a chefia imediata, e os estudantes, a Diretoria de Ensino. A situação será reavaliada constantemente e novas orientações poderão ser publicadas, exclusivamente, por nossos meios oficiais (portal IFPE e mídias sociais).