Notícias
IFPE encerra XIV Edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais
Evento contou com palestras, mesas-redondas, oficinas, simpósios temáticos, atrações culturais e feira de empreendedorismo negro
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) encerrou, nesta quinta (13), a XIV Edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA). O evento, que reuniu servidores/as, estudantes e público externo, contou com diversas atividades na programação, como palestras, mesas-redondas, oficinas, simpósios temáticos, atrações culturais e feira de empreendedorismo negro.
Durante o encerramento, foi realizado o ato simbólico de passagem do evento ao Instituto Federal de Brasília (IFB), idealizador da iniciativa em 2012 e que irá acolher a edição de 2026 do encontro. A cerimônia contou com a participação do reitor do IFPE, José Carlos de Sá; da reitora do IFB, Veruska Machado; da pró-reitora de Extensão do IFPE, Laura Silva; da pró-reitora de Extensão do IFB, Diene Tavares; e a coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, Nilzélia Oliveira.
“Eu senti uma energia incrível, esse evento tinha que estar aqui. Vocês cumpriram com maestria, realmente estou emocionada, foi lindo tudo que eu acompanhei. Isso é uma luta contínua, é uma luta que precisa que todos os dias estejamos fortes, que a gente se apoie. Porque é uma luta do coletivo, das pessoas negras e não negras, é uma luta do país inteiro. Precisamos sair daqui com a certeza de todos estão unidos para lutar por um país antirracista”, destacou Veruska.
José Carlos aproveitou o momento para agradecer a todos e todas que participaram e também os que se envolveram diretamente e indiretamente para que a Semana acontecesse. “Muito bonito de ver essa união, esse compromisso de tantas pessoas, de tantas mulheres fortes e poderosas e de tantas lutas. E foi maravilhoso ter a representação de estudantes de todos os campi aqui. Fiquei muito orgulhoso de tudo que vivemos nesses três dias”, enfatizou o reitor.
“Com gratidão e alegria, declaro encerrada o SERNEGRA 2025. Que as reflexões e as vivências dessa semana sigam nos inspirando até o próximo encontro. Seguimos juntos, juntas e juntes na luta e na resistência. Axé!”, celebrou Laura.