IFPE abre especialização focada nos povos originários

A pós-graduação Lato Sensu em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, será ofertada no Campus Garanhuns

Estão abertas, até dia 31 de julho, as inscrições para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, do IFPE Campus Garanhuns.

As inscrições devem ser realizadas via formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/1oMGuu1iFJS2DnyT6. Em caso de dúvidas, o(a) candidato(a) poderá se dirigir ao Campus Garanhuns, na Divisão de Extensão, de segunda a sexta-feira no horário das 09h às 12h e das 14h às 16h ou enviar e-mail para pos.antirracista@garanhuns.ifpe.edu.br.

O curso será ofertado pelo IFPE Garanhuns, com aulas ocorrendo prioritária e alternadamente na Escola Doralice Rodrigues da Silva localizada na comunidade do Quilombo Angico (Sítio Angico, Bom Conselho – PE) e na Casa de Sementes Mãe Zenilda localizada no Território Indígena Xucuru (Pesqueira – PE).

O público-alvo da Especialização em Educação Intercultural Indígena – Quilombola Antirracista são profissionais da educação com formação superior em qualquer área do conhecimento que preferencialmente atuam na educação indígena-quilombola e/ou servidores do IFPE. O objetivo do curso é incentivar os profissionais da educação indígena e quilombola a dialogarem com a diversidade epistemológica existente no mundo e também oriunda de suas comunidades tradicionais. Para tanto, almeja como perfil profissional de conclusão que os estudantes possam atuar em busca de uma educação antirracista e que vise a promoção da igualdade racial na escola.

O processo seletivo será composto de um único instrumento avaliativo: o Memorial, que será classificatório e eliminatório. As instruções para elaboração do Memorial, devidamente comprovado, constam no anexo IV do Edital Nº 16/2023.

Serão ofertadas 30 vagas, sendo 15 para concorrência geral,10 para cota de preto, pardos e indígenas, e cinco para pessoas com deficiência. A Especialização tem duração prevista de 18 meses e uma carga horária de 450 horas que incluem o cumprimento dos créditos e elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC). As aulas serão presenciais, realizadas aos sábados e domingos, sendo 8 horas aos sábados (8h às 12h; 13h às 17h) e 4 horas aos domingos (8h às 12h), de acordo com o cronograma do curso.

Outras informações podem ser obtidas no Edital Nº 16/2023, disponível no endereço eletrônico www.ifpe.edu.br/campus/garanhuns ou pelo e-mail pos.antirracista@garanhuns.ifpe.edu.br.

» Portaria nº 34/2023

» Edital nº 16/2023