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IFPE abre inscrições para curso sobre desenvolvimento de competências gerenciais

Capacitação acontecerá entre os dias 12 e 15 e maio


O Departamento de Desenvolvimento e Atenção à Saúde (DDS) irá promover, entre os dias 12 e 15 e maio, o curso “Desenvolvimento de Competências Gerenciais”. A capacitação será voltada para gestores/as e servidores do IFPE e tem como objetivo elevar o grau de competências gerenciais associadas à gestão pública contemporânea, para a consecução das metas institucionais com enfoque na gestão de pessoas, de processos e da estratégia.

Estão sendo ofertadas 40 vagas. O curso será ministrado pela educadora empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH) Suely Cobucci, que também é especialista em Jogos de Empresa, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012) licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council, além de consultora responsável pela atualização, ampliação e revisão da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.

A capacitação será realizada de forma presencial, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), nos dias 12, 13, 14 e 15/05, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Para se inscrever, CLIQUE AQUI. 

 

Confira abaixo o conteúdo programático completo do curso:

 

TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS

● Visão estratégica, contexto organizacional e a influência nos estilos de Liderança;

● Os novos paradigmas organizacionais;

● O papel do gestor – líder: comprometimento, ética, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano;

● Tendências em gestão de pessoas;

● Estilos de liderança;

● Coaching, Liderança Servidora nas instituições;

● Perfil do líder: competências e habilidades necessárias;

● Líder e gestor e seus diferentes papéis;

● Gestão por Competência Profissional;

● Desenvolvendo pessoas;

● A felicidade no ambiente de trabalho.

 

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

● A construção de ambientes afetivos-efetivos nas organizações;

● Como participar e obter maior satisfação no convívio interpessoal;

● Como estabelecer contratos com a equipe;

● Compreensão, adesão e comprometimento;

● Técnicas e análise de problemas;

 

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

● Comunicação significativa: sabendo se comunicar com a equipe, estabelecendo empatia, confiança e sinergia;

● Comunicação assertiva;

● Comunicação não-violenta;

● Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;

● Escuta Ativa;

● Comunicação assertiva;

● Cultura do feedback

● A importância do feedback e do feedfoward nas relações interpessoais;

● O processo de feedback e os critérios para torná-lo eficiente;

● Feedback de forma estruturada, profissional e ética: construção e aplicação em casos simulados e reais;

● A importância do líder saber ouvir, processar o argumento do outro e comunicar-se de forma assertiva, e não agressiva, que proporcione relações transparentes, objetivando o crescimento pessoal e profissional;

● Aspectos éticos para preservar relações positivas;

● Liderança baseada no exemplo, comunicação; transmitida através de comportamentos e atitudes;

● Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;

● Fala em público/condução de grupos;

● Você é a sua própria mídia, sua mensagem: mesmo fora de um palco, você está em cena;

● Técnicas de apresentação em palestras, reuniões; treinamentos; videoconferências

 

TRABALHO EM EQUIPE

● Cooperação e trabalho em equipe

● Equipes motivadas dependem de líderes acessíveis;

● Ferramentas e Técnicas de Coach aplicada à liderança;

● Potencial criativo como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações;

● Formação da equipe: definição de metas, papéis e responsabilidades;

● Como mobilizar a equipe;

● Respeito às diversidades e a convivência das diferenças;

● Diversidade não se sustenta sem inclusão;

● Qual o papel do líder no processo de inclusão;

● Motivação o que realmente motiva e desmotiva as pessoas;

● Gestão de conflitos;

 

DELEGAÇÃO DE TAREFAS E RESPONSABILIDADE

● Delegar não é abdicar;

● Compartilhamento de responsabilidade

● Técnicas e análise de problemas.

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

● O que é emoção?

● Empatia

● O uso de ferramentas de inteligência emocional nas relações de trabalho;

 

LIDERANDO A MUDANÇA

● Mudança e Cultura Organizacional;

● O papel do agente de transformação;

● Processo de Mudança;

● Mobilizando a disposição para mudar;

● Gestão da Cultura e oportunidades de mudança;

● Os processos de mudança e seu impacto nas pessoas e nas instituições;

● Mobilização para mudar;

● Desenvolver e preparar novos líderes;

● Potencial criativo como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações;

● Líder Coach como condutor de mudanças.

 

GESTÃO DO TEMPO

● Gestão inteligente do tempo;

● As imposições sobre o tempo;

● Administração do tempo no trabalho;

● Empecilhos à administração do tempo;

● Ferramentas de administração do tempo;

● Como organizar seu tempo.

 

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