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IFPE abre inscrições para curso sobre desenvolvimento de competências gerenciais
Capacitação acontecerá entre os dias 12 e 15 e maio
O Departamento de Desenvolvimento e Atenção à Saúde (DDS) irá promover, entre os dias 12 e 15 e maio, o curso “Desenvolvimento de Competências Gerenciais”. A capacitação será voltada para gestores/as e servidores do IFPE e tem como objetivo elevar o grau de competências gerenciais associadas à gestão pública contemporânea, para a consecução das metas institucionais com enfoque na gestão de pessoas, de processos e da estratégia.
Estão sendo ofertadas 40 vagas. O curso será ministrado pela educadora empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH) Suely Cobucci, que também é especialista em Jogos de Empresa, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012) licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council, além de consultora responsável pela atualização, ampliação e revisão da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.
A capacitação será realizada de forma presencial, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), nos dias 12, 13, 14 e 15/05, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Para se inscrever, CLIQUE AQUI.
Confira abaixo o conteúdo programático completo do curso:
TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
● Visão estratégica, contexto organizacional e a influência nos estilos de Liderança;
● Os novos paradigmas organizacionais;
● O papel do gestor – líder: comprometimento, ética, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano;
● Tendências em gestão de pessoas;
● Estilos de liderança;
● Coaching, Liderança Servidora nas instituições;
● Perfil do líder: competências e habilidades necessárias;
● Líder e gestor e seus diferentes papéis;
● Gestão por Competência Profissional;
● Desenvolvendo pessoas;
● A felicidade no ambiente de trabalho.
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
● A construção de ambientes afetivos-efetivos nas organizações;
● Como participar e obter maior satisfação no convívio interpessoal;
● Como estabelecer contratos com a equipe;
● Compreensão, adesão e comprometimento;
● Técnicas e análise de problemas;
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
● Comunicação significativa: sabendo se comunicar com a equipe, estabelecendo empatia, confiança e sinergia;
● Comunicação assertiva;
● Comunicação não-violenta;
● Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;
● Escuta Ativa;
● Comunicação assertiva;
● Cultura do feedback
● A importância do feedback e do feedfoward nas relações interpessoais;
● O processo de feedback e os critérios para torná-lo eficiente;
● Feedback de forma estruturada, profissional e ética: construção e aplicação em casos simulados e reais;
● A importância do líder saber ouvir, processar o argumento do outro e comunicar-se de forma assertiva, e não agressiva, que proporcione relações transparentes, objetivando o crescimento pessoal e profissional;
● Aspectos éticos para preservar relações positivas;
● Liderança baseada no exemplo, comunicação; transmitida através de comportamentos e atitudes;
● Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;
● Fala em público/condução de grupos;
● Você é a sua própria mídia, sua mensagem: mesmo fora de um palco, você está em cena;
● Técnicas de apresentação em palestras, reuniões; treinamentos; videoconferências
TRABALHO EM EQUIPE
● Cooperação e trabalho em equipe
● Equipes motivadas dependem de líderes acessíveis;
● Ferramentas e Técnicas de Coach aplicada à liderança;
● Potencial criativo como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações;
● Formação da equipe: definição de metas, papéis e responsabilidades;
● Como mobilizar a equipe;
● Respeito às diversidades e a convivência das diferenças;
● Diversidade não se sustenta sem inclusão;
● Qual o papel do líder no processo de inclusão;
● Motivação o que realmente motiva e desmotiva as pessoas;
● Gestão de conflitos;
DELEGAÇÃO DE TAREFAS E RESPONSABILIDADE
● Delegar não é abdicar;
● Compartilhamento de responsabilidade
● Técnicas e análise de problemas.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
● O que é emoção?
● Empatia
● O uso de ferramentas de inteligência emocional nas relações de trabalho;
LIDERANDO A MUDANÇA
● Mudança e Cultura Organizacional;
● O papel do agente de transformação;
● Processo de Mudança;
● Mobilizando a disposição para mudar;
● Gestão da Cultura e oportunidades de mudança;
● Os processos de mudança e seu impacto nas pessoas e nas instituições;
● Mobilização para mudar;
● Desenvolver e preparar novos líderes;
● Potencial criativo como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações;
● Líder Coach como condutor de mudanças.
GESTÃO DO TEMPO
● Gestão inteligente do tempo;
● As imposições sobre o tempo;
● Administração do tempo no trabalho;
● Empecilhos à administração do tempo;
● Ferramentas de administração do tempo;
● Como organizar seu tempo.