Notícias
IFPE abre Seminários de Agroecologia e Educação do Campo em Barreiros
Eventos contam com cerca de 700 pessoas inscritas e seguem até dia 08/05
Na manhã da última terça-feira (06), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) reuniu educadores/as e gestores/as de escolas do campo, estudantes, pesquisadores/as, representantes de movimentos sociais e autoridades na abertura do 8º Seminário de Agroecologia e 7º Seminário de Educação do Campo. Os eventos acontecem no Campus Barreiros, até a próxima quinta-feira (08), de forma híbrida, com transmissão da ao vivo pelo canal do IFPE no Youtube. Os dois seminários contam com cerca de 700 pessoas inscritas.
A programação foi iniciada com uma mística (ritual de expressão artística) apresentada pelas crianças do Assentamento Roncadorzinho, de Barreiros e com a apresentação do Grupo Musical Sapé, formado por servidores/as e egressos/as do Campus Barreiros.
Na sequência, o reitor José Carlos de Sá fez o anúncio de que o IFPE sediará a 14ª edição do evento da Rede Federal de Educação intitulado “Ser Negra – Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos IF’s”. O chefe do Departamento de Comunicação (DCOM) do IFPE, Carlos Domingos, apresentou a identidade visual do evento, que vai acontecer entre os dias 12 e 14 de novembro, no Campus Recife.
Laura Silva, pró-reitora de Extensão, falou sobre a construção do Ser Negra no IFPE: “Vamos trabalhar a partir da perspectiva do enaltecer as mulheres negras que vêm fazendo história, desconstruindo a desigualdade e se colocando nos espaços que devem ocupar: um lugar de poder, de questionamento, de exigir políticas públicas, um lugar de destaque em suas profissões”.
Sindicato Nacional que representa docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)
Ciranda infantil – Alane Dantas, coordenadora do Sindicato dos Servidores dos Institutos Federais de Pernambuco (SINDSIFPE – S.S. SINASEFE), entidade parceira na realização dos dois seminários, destacou a novidade da iniciativa “Sinasefinho”, um espaço de cuidados, bem-estar e recreação para as crianças que acompanham seus pais e mães durante os eventos, com acompanhamento de educadores/as e recreadores/as. “Com o Sinasefinho, a gente quer dizer que a responsabilidade com as crianças não é só das mulheres e cuidadores, é de toda a sociedade”. O espaço é aberto a todas as crianças e está funcionando das 8h às 18h, na sala do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência), do Campus Barreiros.
Encerrando a mesa de abertura, o reitor José Carlos de Sá fez ainda o anúncio do IFPE Caruaru como sendo o próximo campus a receber a realização dos Seminários em 2026. O gestor falou ainda do significado e da importância dos eventos para a Instituição. “É um Seminário que fala sobre a violência no campo, sobre o racismo, sobre a proteção da vida e ele serve para marcar a posição do Instituto Federal de Pernambuco sobre todos estes temas, ele diz tudo que o Instituto pensa a respeito disso. Temos que fortalecer a nossa resistência. Quero agradecer a todas as pessoas que se dedicam a essa luta e ao Campus Barreiros por esse acolhimento”, finalizou.
No período da tarde, aconteceu a mesa-redonda “Agroecologia e educação do campo: da terra de negócio à terra da vida”. Os dois eventos marcam a aula magna do Programa Escola da Terra 2025, iniciativa do IFPE, em parceria com as secretarias de Educação municipais, que oferece 160 vagas em cursos de aperfeiçoamento para professores de escolas do campo.
Acesse a programação completa na página do evento.
Confira a transmissão ao vivo AQUI.