IFPE Abreu e Lima inicia Programa de Dignidade Menstrual

Campus distribuirá absorventes a pessoas que menstruam e propõe ações contínuas sobre o tema

O IFPE Abreu e Lima lançou nesta segunda-feira (18) o Programa “IFPE Abreu e Lima pela Dignidade Menstrual”. O projeto é pioneiro no Instituto Federal de Pernambuco e visa proporcionar mais dignidade e qualidade de vida a mulheres, meninas e pessoas que menstruam.

“Apesar de estarmos começando apenas com a distribuição de absorventes, isso já atrai de alguma maneira, já promove a equidade de gênero. Permite que as pessoas que menstruam não se privem do seu direito de ir e vir, de estudar, de seu convívio social, por falta de acesso a esse item básico que é o absorvente. Esse é apenas o primeiro passo. A gente já tem diversas outras ações que vão ser tomadas para promover de fato a dignidade menstrual com todas as estudantes do nosso campus”, declarou a professora Marcelle Guimarães, coordenadora da Divisão de Políticas Inclusivas do Campus Abreu e Lima.

Todas as mulheres, meninas e pessoas que menstruam do IFPE Abreu e Lima devem acessar o formulário do programa e responder a algumas perguntas. Esse formulário vai ajudar a conhecer mais sobre essa realidade no contexto do Campus.

>>> Acesse o formulário do Programa de Dignidade Menstrual

O cadastro vai permitir um fornecimento mensal e contínuo de absorventes às pessoas que necessitem desse item. Além disso, serão disponibilizados absorventes descartáveis na sala da DAEE para atender à demanda pontual de qualquer pessoa que estiver nas dependências do campus.

O Programa “IFPE Abreu e Lima pela Dignidade Menstrual” está sendo coordenado pela Divisão de Políticas Inclusivas do Campus Abreu e Lima, que também contém os núcleos interdisciplinares: o Neged (Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidade), Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas) e Napne (Núcleo de apoio à pessoa com deficiência). Para conhecer e participar dos núcleos, o estudante pode acessar o formulário dos núcleos.