IFPE anuncia mudanças no Processo de Ingresso 2024.1

Edital deve ser lançado ainda neste mês de outubro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) comunica que o processo de ingresso para o semestre 2024.1 será realizado da seguinte forma: para os cursos superiores, a seleção será por meio da aplicação de prova, e será realizada para todos os campi e EaD; para os cursos técnicos, também será adotada a seleção por meio de prova, à exceção dos campi agrícolas (Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão), que adotarão a seleção por meio de análise de histórico escolar.

A decisão, amplamente debatida, foi tomada pelo Colégio de Dirigentes do IFPE, órgão colegiado que reúne os Diretores-Gerais de todos os campi e EaD e os Pró-Reitores da instituição. O processo de tomada de decisão, como é característica do IFPE, foi democrático e dialogado de tal modo que as particularidades dos campi agrícolas foram consideradas, o que resultou na manutenção da seleção por histórico escolar para os cursos de nível técnico nesses campi.

Desde o processo de ingresso 2020.2, o primeiro realizado após o início da pandemia, o IFPE havia adotado o sistema de análise de desempenho baseado no histórico escolar e notas nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para todas as vagas disponibilizadas, decisão que considerou as restrições impostas pela pandemia. Nesse período, o debate sobre o método de seleção permaneceu acontecendo nas diversas instâncias institucionais, o que culminou na deliberação informada neste comunicado.

O processo de ingresso 2024.1 do IFPE deverá ser lançado já no mês de outubro, e as informações a ele relacionadas serão publicadas nos nossos canais de comunicação oficiais.