Início do conteúdo

IFPE assina acordo de cooperação técnica com a Associação Xukuru

A assinatura aconteceu durante o VII Urubá Terra, realizado na aldeia Cana Brava, em Pesqueira (PE)


Nos dias 14 e 15 de novembro, a aldeia Cana Brava, no município de Pesqueira (PE), recebeu o VII Urubá Terra, encontro de agricultura e partilha das sementes tradicionais do povo Xukuru do Ororubá. No evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o IFPE e a Associação Xukuru. O reitor em exercício do IFPE, Paulo Marcelo, e o diretor de Extensão do Campus Pesqueira, Otávio Silva, afirmaram que a cooperação entre a instituição e o povo Xukuru será aprofundada.
Com o tema “Xukuru do Ororubá, Povo Semente: Guardiões da Cultura do Encantamento”, o encontro teve como objetivo promover a agricultura indígena Xukuru, entendida como modo de vida, além de proporcionar também a integração entre as pessoas e suas práticas e saberes tradicionais. Durante o evento, o presidente da Associação Xukuru, Guilherme Xukuru, fez um histórico das atividades desenvolvidas que culminaram com essa assinatura.

Nos dois dias do VII Urubá Terra, houve também a partilha de várias sementes tradicionais, oficinas, instalações pedagógicas e roda de conversa. O coordenador de Extensão Rural da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), André Luis Pereira, destaca que o evento reforçou o compromisso do Povo Semente em permanecer junto nas caminhadas em prol da justiça, na luta e resistência para a garantia dos direitos e a favor da diversidade e da vida.

Fim do conteúdo