Notícias
IFPE Barreiros representa Pernambuco na 15ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)
Fase final será em agosto no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba
Estudantes do Campus Barreiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) se classificaram para a etapa final da 15ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), tradicional competição científica da área no país. A equipe FederalLapia é formada pelos estudantes Edson Lucas, Josué Roberto e Pedro Ygor “Kapustache”, do curso Técnico em Agropecuária, sob orientação do professor Renaldo Fernandes.
Entre mais de 1.200 equipes inscritas, a representação do IFPE Barreiros foi a única de Pernambuco a garantir vaga na etapa presencial da competição. Esta é a quarta vez que estudantes do Campus Barreiros chegam à fase final da OBAP. Neste ano, as atividades serão realizadas de 3 a 6 de agosto, em Uberaba (Minas Gerais).
A primeira fase foi virtual, e a prova foi aplicada por meio de plataforma digital, com sistema de monitoramento remoto. “Com o advento das Inteligências Artificiais, a prova mudou um pouco do ano passado para cá. Os alunos foram filmados para não ter nenhum tipo de cola ou problema de fraude”, explicou o professor Renaldo Fernandes.
O docente também destacou o conteúdo cobrado na avaliação. “Na prova objetiva, nossos estudantes responderam a questões relacionadas ao curso de Agropecuária, como espaçamento de culturas, tempo de gestação de uma porca, tipo de alimentação dos animais, principais doenças, formas de adubação e questões de mecanização agrícola como bitola de trator”, detalhou Renaldo, que também é coordenador-geral de Ensino do Campus Barreiros.
Sobre a OBAP
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens do ensino técnico integrado/concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas. A competição reúne estudantes de cursos técnicos da área de Ciências Agrárias e promove a integração entre conhecimento científico e as práticas contemporâneas da agricultura e da pecuária.
Em 2025, a etapa final do evento reuniu mais de 200 estudantes do Brasil e de países da América Latina em provas teóricas e práticas e atividades de integração cultural.
A OBAP foi idealizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e, nesta 15a edição, conta com a parceria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) na organização do evento. A iniciativa também recebe o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).