Início do conteúdo

IFPE brilha nos Jogos dos Institutos Federais e conquista nove medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze

3ª colocação geral no atletismo, 3ª colocação geral no xadrez, além do primeiríssimo lugar geral no tênis de mesa estão no saldo da participação


Com uma participação brilhante de nossos/as estudantes/atletas na edição 2025 dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Nordeste, que se encerram neste sábado, 04/10, em São Luís, no Maranhão, o Instituto Federal de Pernambuco ficou entre os destaques na competição regional na maioria das modalidades em que participou.

Nossos/as atletas disputaram com garra e determinação cada minuto de partida, cada braçada na piscina, cada salto no atletismo, cada cortada no voleibol, cada chute no futsal e ataque no handebol, e mesmo nas modalidades em que não figuramos nas primeiras colocações, a delegação honrou e camisa do IFPE.

DISPUTAS INDIVIDUAIS E POR EQUIPE

Medalhas do atletismo

Começando pelo atletismo, já no primeiro dia dos Jogos, o estudante do Campus Garanhuns, Jobson Moura, conquistou a primeira medalha de ouro para Pernambuco, ao vencer a prova dos 800 metros rasos. Ainda na terça-feira, a atleta Maria Júlia Belarmino, do Campus Caruaru, foi bronze no salto em distância, mesma prova em que Daniel Santos, também do Campus Caruaru, somou mais um bronze.

Já na prova dos 400 metros rasos, a atleta do Campus Belo Jardim, Júlia Meneses, somou mais um ouro para a nossa delegação. Já nos 5.000 metros, a mais longa prova entre as corridas disputadas nos JIFs, o campeão foi o atleta do Campus Pesqueira, David Rickelme, especialista na prova, que somou mais um ouro para o IFPE.

Não perca as contas. Ainda teve mais um ouro com Jobson Moura, do Campus Garanhuns, o quarto do IFPE e o segundo dele na modalidade, dessa vez nos 1.500 metros rasos. E pra fechar o dia do atletismo, a equipe do revesamento 4×400 metros feminino, formada por Cícera Santos, Júlia Bernardo, Maria Júlia Belarmino e Thaylla Santos faturou o bronze. Nadisputa por equipe, o IFPE terminou as competições do atletismo na 3ª posição.

IFPE absoluto no tênis de mesa

Nas disputas no tênis de mesa, a equipe do IFPE, formada pelos/as mesatenistas Magno Oliveira e Cícera Santos, do Campus Belo Jardim; e Arthur Góis  e Ianne Silva, do Campus Pesqueira,  teve, certamente, o melhor aproveitamento dentre todas as modalidades do IFPE participante dos JIFs Nordeste 2025. E equipe pernambucana dominou a competição e foi absoluta em todas as categorias, conquistando as medalhas de ouro no masculino e no feminino individual, com Arthur Góis  e Ianne Silva, e no masculino e no feminino por equipe.

Na natação e no judô: um por todos

Algumas modalidades foram disputadas por apenas um representante da nossa Instituição, casos da natação e do judô. Mas mesmo sendo os únicos representantes do IFPE em suas modalidades, ambos os atletas não se intimidaram e foram medalhistas nos JIFs.

Na natação, Yuri Santana, do Campus Recife, faturou dois bronzes, sendo um nos 50 metros nado livre e outro nos 100 metros borboleta; mais uma prata nos 50 metros borboleta, além  do ouro nos 100 metros nado livre.

Já o judoca Vander Lima, também do Campus Recife, único representante do IFPE no judô (que em japonês significa: caminho suave) foi finalista da categoria Meio Pesado (até 90 Kg), na qual conquistou a medalha de prata nos Jogos.

Guerreiros do xadrez

Na disputa do xadrez, após mais de 15 horas de disputa, os enxadristas José César Souza, do Campus Pesqueira, Luiz Henrique Alves, do Campus Recife, Miguel Silva, do Campus Caruaru, e Júlio Capitó, do Campus Garanhuns, conquistaram a 3ª colocação por equipe, garantindo mais uma medalha de bronze para o IFPE.

ESPORTES COLETIVOS

Futsal

No futsal masculino, no chaveamento, o escrete do IFPE estreou com vitória de 3 a 2 sobre o Instituto Federal de Sergipe (IFS). Já na segunda partida, nossos jogadores perderam para o time do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) por 4 a 2 e não passaram de fase. No feminino, as meninas do futsal ganharam a primeira partida contra o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF SertãoPE) por 1 a 0, mas foram derrotas pelas donas da casa (IFMA) pelo placar elástico de 9 a 1 e infelizmente deram adeus a competição.

Handebol

Na modalidade do handebol, o IFPE foi representado pelo time masculino do Campus Barreiros. Apesar da luta, nossos guerreiros sofreram duas derrotas, sendo a primeira para os donos da casa por 46 a 14 e a segunda para o IF Baiano, por 31 a 12 e não seguiram de fase.

Vôlei de praia

No vôlei de praia feminino a dupla do IFPE sofreu duas derrotas por 2 a 0, para o IFMA e para o IFRN, e deu adeus mais cedo à competição. No masculino os resultado e placares foram os mesmos.Só mudaram os adversários, que no caso dos meninos foram o IF Baiano e o IF SertãoPE.

No vôlei de quadra mais uma medalha

Mesmo lutando, o time masculino do vôlei de quadra perdeu as duas partidas que disputou contra o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) pelo mesmo placar de 2 sets a 0 e não avançaram de fase.

Já a equipe feminina do vôlei de quadra iniciou a competição de forma arrasadora com duas vitórias, sendo a primeira por 2 sets a 1 contra o IF Baiano, e a segunda por 2 sets a 0 contra o Instituto Federal do Ceará, (IFC), mas na semifinal a equipe se perdeu um pouco emocionalmente e foi derrotada por 3 sets a 1 para o IFMA.

A derrota para as donas da casa tirou o sonho do ouro, mas não desanimou as meninas e já neste sábado, na disputa pelo 3º lugar, venceram o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) por 2 sets a 0, fechando a participação do Instituto Federal de Pernambuco na Etapa Nordeste dos JIFs 2025 com mais uma medalha de bronze.

Comissão técnica e apoios

A comissão técnica foi formadas pelos professores Nildo Caú, do Campus Recife, que chefiou a delegação; Carlos Eduardo, do Campus Pesqueira, vice-coordenador e técnico do judô e da natação; Fernando Silva, do Campus Garanhuns, técnico do handebol; Romero Barros, do Campus Afogados da Ingazeira, técnico do voleibol feminino e auxiliar técnico do masculino; Jairo Sales, do Campus Belo Jardim, técnico do tênis de mesa; Lucas Amaral, do Campus Vitória de Santo Antão, técnico do vôlei masculino e auxiliar técnico do feminino; Petrúcio Moura, técnico do xadrez; Helton Santos, do Campus Recife, técnico do futsal; e pela professora Vilma Santos, do Campus Caruaru, treinadora do atletismo.

A delegação foi conduzida pelos motoristas Paulo Cavalcanti, Anderson Nascimento, Ranilson Silva, Anderson Silva, Jhonys Silva e Laerte Júnior. Todos contribuíram sobremaneira para o desempenho da delegação do IFPE nos JIFs Nordeste 2025, desde o apoio recebido pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), sob a gestão de Nathália da Mata, e o incentivo institucional conferido pelo reitor José Carlos de Sá, fundamental para a participação exitosa do IFPE nos Jogos.

Etapa Nacional

A delegação retorna dos Jogos neste domingo, 05/10, com  previsão de chega a Recife na segunda-feira, 06/10. O próximo desafio para os/as atletas do IFPE que saíram vencedores será a Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais, a ser realizada em Natal/RN, ainda este ano, de 24 a 29 de novembro.

QUADRO DE MEDALHAS – IFPE

Atletismo

4 Ouros / 3 Bronzes

Natação

1 Ouro / 1 Prata / 2 Bronzes

Tênis de mesa – feminino

2 Ouros (individual e duplas)

Tênis de mesa – masculino

2 Ouros (individual e duplas)

Xadrez- masculino

1 Bronze (Disputa por equipes)

Judô masculino

1 Prata

Vôlei de quadra – feminino

1 Bronze

 

……….. Fotografias:

Ricardo Brandão – IFPE e

Ricardo Lago – IFMA

Fim do conteúdo