Notícias
IFPE Campus Recife comemora os 50 anos de história do curso de Refrigeração e Climatização
Evento, que ocorreu nesta terça, 28, contou com a participação da comunidade acadêmica, docentes, ex-docentes, estudantes e egressos
Nesta terça-feira (28/10), o IFPE Recife iniciou as comemorações dos 50 anos do curso técnico em Refrigeração e Climatização. O evento ce lebrativo contou com a presença de docentes e ex-docentes, estudantes e egressos/as da instituição. O curso técnico em Refrigeração e Climatização, com uma vasta história na formação de profissionais, foi fundado em 1975 pelo professor Luís Carlos Barbosa. A primeira turma concluiu o curso no ano de 1979.
lebrativo contou com a presença de docentes e ex-docentes, estudantes e egressos/as da instituição. O curso técnico em Refrigeração e Climatização, com uma vasta história na formação de profissionais, foi fundado em 1975 pelo professor Luís Carlos Barbosa. A primeira turma concluiu o curso no ano de 1979.
A cerimônia se dividiiu em dois momentos. No primeiro, foi composta a mesa de honra pelo reitor do IFPE, José Carlos de Sá; pelo diretor-geral do Campus Recife, Fábio Nicácio; pela diretora de ensino do Campus Recife, Maria Clara Catanho; pelo chefe do departamento acadêmico dos cursos técnicos, Marivaldo Rosas; e pelo representante da coordenação do curso técnico em Refrigeração e Climatização, Perinaldo Severino.
A diretora de ensino, Maria Clara Catanho, deu destaque ao objetivo do IFPE enquanto Instituição de Ensino que forma novos/as profissionais aptos a atuar na área de Refrigeração e Climatização. “Nós temos uma equipe de docentes muito h eterogênea, com diversas habilidades, que desenvolvem um trabalho pelos estudantes, pela nossa instituição. Porque essa é a missão da nossa instituição: formar os filhos da classe trabalhadora. Isso nos faz sonhar com coisas ainda maiores”, esclareceu.
eterogênea, com diversas habilidades, que desenvolvem um trabalho pelos estudantes, pela nossa instituição. Porque essa é a missão da nossa instituição: formar os filhos da classe trabalhadora. Isso nos faz sonhar com coisas ainda maiores”, esclareceu.
A importância de prestigiar as cinco décadas de história foi ressaltada pelo diretor-geral, Fábio Nicácio: “Durante essa história, tivemos inúmeras realizações, e cada um e cada uma que estão aqui neste auditório com certeza têm grandes memórias. É uma história muito bonita que vem de 1975 e, hoje, nós podemos celebrar. Espero estar aqui daqui a 50 anos novamente, comemorando o centenário”, disse, em tom descontraído.
A relevância histórica do curso também foi destacada pelo reitor do IFPE, José Carlos de Sá: “O curso de refrigeração tem uma história muito bonita de entrega ao povo pernambucano. Quando eu fui estudante da Escola Técnica, o curso de refrigeração já era uma referência, e foi uma referência para mim”. O reitor projetou, ainda, o futuro promissor do curso e o diálogo com o mundo produtivo: “Temos grandes gerações chegando para agregar a essa tradição, trazendo um peso no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Cumprimento a todos e todas estudantes que estão aqui, e às empresas que patrocinam este evento. Nosso diálogo com o mundo do trabalho precisa ser permanente, para que possamos viabilizar a formação que os nossos estudantes esperam de nós. Se o curso chega até aqui com essa força, é porque o que foi feito tem muita qualidade e muita relevância”, destacou.
MEMÓRIA VIVA
No segundo momento do evento, foi realizada uma m esa-redonda intitulada “Ontem, hoje e amanhã: uma trajetória que se renova em cada geração”, que contou com a mediação do professor Earlyson Gonçalves e teve a participação dos professores aposentados do curso de Refrigeração e Climatização, Luiz Carlos Barboza e Luiz de Lavor; dos/as professores/as que integram atualmente o corpo docente do curso, Luciano Prestrelo e Janaína Costa; dos egressos e profissionais atuantes na área de Refrigeração e Climatização, Paulo Dias e Adalberto Neto; e dos atuais estudantes do curso, João Machado e Rafael Domingues.
esa-redonda intitulada “Ontem, hoje e amanhã: uma trajetória que se renova em cada geração”, que contou com a mediação do professor Earlyson Gonçalves e teve a participação dos professores aposentados do curso de Refrigeração e Climatização, Luiz Carlos Barboza e Luiz de Lavor; dos/as professores/as que integram atualmente o corpo docente do curso, Luciano Prestrelo e Janaína Costa; dos egressos e profissionais atuantes na área de Refrigeração e Climatização, Paulo Dias e Adalberto Neto; e dos atuais estudantes do curso, João Machado e Rafael Domingues.
O grupo reviveu memórias e relembrou momentos marcantes na instituição. O professor aposentado Luiz Carlos, fundador do curso, falou sobre a sua trajetória como estudante e profissional da educação durante o curso de Refrigeração e Climati zação: “Essa instituição transformou minha vida. Entrei aqui com 15 anos, como estudante, e saí com quase 70. Eu e muitos que estão aqui somos evidências da missão desta escola, de promover a formação dos filhos da classe trabalhadora e promover essa mobilidade social”, esclareceu. O ex-docente Luiz de Lavor, durante a mesa-redonda, abordou para o público presente um momento específico que o marcou como professor do curso. “Eu via os estudantes e já tinha uma ideia do perfil de cada um, que posição eles iriam preferir no mercado”, destacou.
zação: “Essa instituição transformou minha vida. Entrei aqui com 15 anos, como estudante, e saí com quase 70. Eu e muitos que estão aqui somos evidências da missão desta escola, de promover a formação dos filhos da classe trabalhadora e promover essa mobilidade social”, esclareceu. O ex-docente Luiz de Lavor, durante a mesa-redonda, abordou para o público presente um momento específico que o marcou como professor do curso. “Eu via os estudantes e já tinha uma ideia do perfil de cada um, que posição eles iriam preferir no mercado”, destacou.
A professora Janaína Costa, que integra o corpo docente do curso de Refrigeração e Climatização, falou da sua formação enquanto docente: “Eu me formei aqui e hoje tenho orgulho de atuar como professora, construindo a continuidade dessa história. Lembro da primeira vez que eu vi
 um computador. Temos um passado, mas também um grande futuro pela frente. Fui a primeira professora,
 um computador. Temos um passado, mas também um grande futuro pela frente. Fui a primeira professora,
hoje já somos três docentes. A gente tem muito a preocupação de trazer para dentro da sala de aula a inovação e de trazer as empresas para junto do IFPE. Assim, a gente abre oportunidades de todas as formas.”
A mesa-redonda também proporcionou que os atuais estudantes do curso abordassem as suas experiências e conquistas profissionais. “Minha turma está aqui, marcando presença, e representar os alunos é muito importante para mim”, disse o atual estudante do curso João Guilherme sobre a importância de representar a sua turma do curso técnico. João também falou sobre a sua conquista profissional: “Hoje eu sou gestor na empresa que eu trabalho, e o conhecimento está em eu chegar aqui cedo para estudar e trocar ideias com algum colega de turma, com os professores. Eu não conhecia a capacidade dos nossos pr

ofessores e me impressionei muito”, disse o estudante do curso de Refrigeração e Climatização.
EXIBIÇÃO DE VÍDEO HISTÓRICO
A cerimônia celebrativa também exibiu um vídeo histórico sobre a importância da refrigeração e a implantação do curso. Na produção, estudantes e professores se revezavam, em meio a uma narração, na função de detalhar as vantagens do curso, suas potencialidades e caráter inovador. Importante diferencial, a conexão com o mundo produtivo permeava todos os depoimentos.
CONEXÃO COM O MUNDO DO TRABALHO
Essa conexão permanece até os dias atuais. O representante da empresa Hitachi Cooling & Heating, Laercio Cabral, marcou presença no evento e falou sobre a interface da empresa com os estudantes e o IFPE ao longo dos anos. “É uma honra enorme representar a nos sa empresa. O IFPE está sempre ao nosso lado em momentos importantes. Nós, da indústria, não temos como viabilizar nossas atividades sem os grandes profissionais formados por esta casa”, comentou o representante da empresa durante a celebração. Os docentes e ex-docentes foram enfáticos em destacar sua preocupação em manter um relacionamento próximo com as empresas do setor, inserindo estudantes em vagas de estágio e em experiências de trabalho, e mantendo atualizadas as tecnologias trabalhadas dentro dos laboratórios.
sa empresa. O IFPE está sempre ao nosso lado em momentos importantes. Nós, da indústria, não temos como viabilizar nossas atividades sem os grandes profissionais formados por esta casa”, comentou o representante da empresa durante a celebração. Os docentes e ex-docentes foram enfáticos em destacar sua preocupação em manter um relacionamento próximo com as empresas do setor, inserindo estudantes em vagas de estágio e em experiências de trabalho, e mantendo atualizadas as tecnologias trabalhadas dentro dos laboratórios.
HOMENAGENS
Ao final da cerimônia, foram homenageados os professores que ajudaram a construir o legado de 50 anos de história do curso de Refrigeração e Climatização: Luiz Barboza, Dácio Ferraz, C elestino Lima, Francisco Nascimento, Eudes Oliveira, Nivaldo Filho, Luiz de Lavor, Ageu Matos, Henrique Borba, Frederico Ferreira, Francisco Dantas, Luciano Prestrelo e José Duarte da Silva. A cada um deles foi entregue uma placa como forma de reconhecer sua importância nesses primeiros 50 anos de uma história tão rica, potente e inspiradora.
elestino Lima, Francisco Nascimento, Eudes Oliveira, Nivaldo Filho, Luiz de Lavor, Ageu Matos, Henrique Borba, Frederico Ferreira, Francisco Dantas, Luciano Prestrelo e José Duarte da Silva. A cada um deles foi entregue uma placa como forma de reconhecer sua importância nesses primeiros 50 anos de uma história tão rica, potente e inspiradora.

 
        