IFPE comemora seleção para o Programa de Educação Tutorial

Proposta do Campus Igarassu obteve nota máxima dentre as 280 propostas de todo país submetidas nos cinco eixos do edital

Programa vai unir áreas sistêmicas do Campus Igarassu

O IFPE comemora a aprovação em primeiro lugar no edital de seleção para o Programa de Educação Tutorial (PET). A iniciativa selecionou 45 novos grupos de todos o país que passarão a integrar o programa do Ministério da Educação (MEC). O grupo a ser criado no Campus Igarassu será chamado “PET Conexão Periferia” e terá como objetivo combater a desinformação na região atendida pela unidade, através de ações baseadas na indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

A proposta do IFPE concorreu com outras 86 dentro do eixo “Rede Integridade da Informação”, tendo sido a única a receber nota máxima nesse eixo, mesmo concorrendo com universidades consideradas as melhores do país, a exemplo da USP, UNICAMP e UFMG. Além disso, dentre todas as 280 propostas submetidas no âmbito dos cinco eixos do edital, apenas duas obtiveram nota máxima, uma delas foi o “PET Conexão Periferia”.

“A iniciativa nasce como um desdobramento natural do sucesso das ações realizadas no IFPE Igarassu, visando garantir a confiança, a integridade, a precisão, a consistência e a confiabilidade das informações sobre temas como saúde pública, crise climática e democracia”, destaca Allan Lima, professor do IFPE Igarassu e chefe do Departamento de Inovação e Tecnologia (DINT), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq).

O PET no Campus Igarassu será composto por 12 bolsistas do curso de Sistemas para Internet e um tutor, representando um investimento anual por parte do Governo Federal no valor de R$ 139.400 (cento e trinta e nove mil e quatrocentos reais), para subsidiar bolsas e custeios do grupo.

Gestoras de Ensino, Pesquisa e Extensão comemoram chegada do PET no IFPE

Para Allan Lima, essa aprovação é um momento histórico para o IFPE, visto que o PET representa a chegada de um novo programa na instituição. “Diferente dos Programas de Pesquisa, de Extensão e de Monitoria, os bolsistas do PET devem desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ao mesmo tempo, fazendo com que os mesmos possam explorar de forma única suas vidas acadêmicas”, pontuou o docente.

Além disso, Lima ressaltou o caráter atemporal do Programa de Educação Tutorial, pois como o PET não é um projeto e sim um programa, o grupo não possui data para ser encerrado. “O PET será parte integral do Campus Igarassu e do curso de Sistemas para Internet. Os grupos PET mais antigos do Brasil vêm sendo financiados pelo governo por décadas”, enfatizou.

Confira os diferenciais da proposta e as atividades previstas para os primeiros quatro anos do “PET Conexão Periferia”.

PET – O Programa de Educação Tutorial, criado pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 976/2010, fomenta grupos de aprendizagem tutorial, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores de grupos do PET. Além disso, o programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visando à qualidade da formação universitária. Editais para criação de grupos PET são muito raros e concorridos, o último edital havia sido lançado em 2012.

Atualmente, existem 835 grupos do PET em todo o país. Eles envolvem mais de 8 mil alunos bolsistas, de 80 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal. Desses grupos, 96% estão em universidades públicas.