IFPE dá início ao 1º módulo de formação do Programa Escola da Terra

Iniciativa visa capacitar professores/as e gestores/as que atuam com as escolas do campo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) deu início, neste último sábado (21), ao primeiro módulo de formação do programa Escola da Terra, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) de formação continuada de professores/as de escolas do campo. No IFPE, as aulas são voltadas para docentes de escolas campesinas do Grande Recife, Zona da Mata e Sertão do Pajeú, e foram iniciadas simultaneamente nos três campi que ofertam o programa: Igarassu, Barreiros e Afogados da Ingazeira.

De acordo com o coordenador da Escola da Terra do IFPE, André Gonçalves, a formação atende 185 docentes em Pernambuco e será oferecida até maio de 2024, e conta com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). André detalha que no Campus Igarassu o programa engloba os municípios de Aliança, Igarassu, Itapissuma e Itambé; no Campus Barreiros, os municípios de Rio Formoso, Xexéu, Barreiros, Palmares, Jaqueira, São José da Coroa Grande, Catende, Gameleira, Sirinhaém e Amaraji. Já no Campus Afogados da Ingazeira, além da própria cidade, a formação atende os municípios de Iguaracy, Quixaba, Serra Talhada e Ingazeira.

Elenilda Bezerra do Amaral é uma das cursistas do Programa. Ela é professora há 16 anos, no município de Afogados da Ingazeira e faz parte da equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, atuando na coordenação das escolas do campo. Elenilda fala sobre como está sendo a experiência: “Nesse primeiro momento, nós realizamos várias discussões acerca dos princípios e fundamentos da educação do campo e foi muito bacana, muito importante estar não só revisitando e aprofundando as teorias, mas também tendo a oportunidade de dialogar, de compartilhar experiências do nosso município com as de outros municípios. Apesar de estarmos todos na região do Pajeú, nós vivenciamos realidades diferentes, cada município tem suas individualidades e está sendo muito produtivo fazer parte desse curso”, avaliou.

O curso de aperfeiçoamento tem carga horária total de 180h e seguirá até maio de 202, e conta com cinco módulos presenciais: Princípios e Fundamentos da Educação do Campo; Práticas Pedagógicas da Educação do Campo; Trabalho, Decoloniedade, Cultura e Educação do Campo; Agroecologia, meio ambiente e educação do campo; e VII Seminário de Agroecologia e VII Seminário de Educação do Campo do IFPE.