IFPE divulga edital de matrícula dos cursos técnicos dos campi agrícolas

Matrículas serão on-line e já começam na sexta-feira (12)

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, na última terça-feira (9), o Edital de Matrícula dos/as candidatos/as dos cursos técnicos ofertados nos campi de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão. As matrículas começam na próxima sexta-feira (12) e seguem até as 20h do dia 18 de janeiro, e serão realizadas exclusivamente de forma on-line, através do site ingresso.ifpe.edu.br.

Confira aqui o edital de matrícula (Edital Nº02/2024)

O resultado final do Processo de Ingresso dos candidatos aos cursos técnicos dos campi agrícolas (que realizaram a seleção através de análise do histórico escolar) será publicado nesta quinta-feira (11).

Como será a matrícula
As matrículas serão realizadas somente de forma on-line, através do Sistema Ingresso, no link ingresso.ifpe.edu.br. Nesse site, o/a candidato/a deverá realizar o login/acesso, anexar e enviar toda documentação exigida no item 4 do edital e, no caso de cotistas, também os documentos listados no item 5.

O/A candidato/a aprovado/a deverá dispor de toda a sua documentação completa, legível, em versão digital ou digitalizada, com o máximo de 25 MB e no formato PDF, JPG ou JPEG.

Nessa etapa de matrícula, as pessoas aprovadas nas vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI) já foram submetidas ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração ou de aferição da condição de indígena. Quem foi confirmada como PPI através da comissão avaliadora não precisa enviar nenhuma comprovação quanto sua condição de PPI na submissão da matrícula. Já as pessoas aprovadas nas vagas destinados a PPI que não tiveram sua condição fenotípica validada pela comissão avaliadora vão concorrer apenas às vagas destinadas à Ampla Concorrência (classificação geral).

Resultados das matrículas e recursos
O resultado preliminar das matrículas será publicado no dia 22 de janeiro, e a interposição de recursos poderá ser realizada no dia 23 do mesmo mês, exclusivamente por meio do sistema Ingresso (ingresso.ifpe.edu.br).

O recurso só ficará disponível para os/as candidatos/as que apresentarem pendências nos documentos, após publicação do resultado preliminar. Esses/as candidatos/as deverão realizar o login no sistema Ingresso para ter acesso à opção de submissão de recurso.

As pessoas que constarem nas listas do resultado preliminar de matrícula como “NÃO EFETIVADOS POR FALTA”, ou seja, que não enviaram a documentação de forma on-line, não terão direito a recurso.

A publicação do resultado final das matrículas está prevista para o dia 25 de janeiro. O/A candidato/a será considerado/a efetivamente matriculado/a quando sua situação constar como “EFETIVADO” no resultado final das matrículas.

Reclassificação
Após a matrículas dos/as candidatos/as convocados na chamada regular, será realizada apenas uma chamada de Reclassificação, na forma de Convocação Geral, obedecendo à ordem decrescente de classificação e à opção da reserva de vaga em que o/a candidato/a tiver sido aprovado/a.

Na Convocação Geral, serão convocados a apresentar documentação para a matrícula todos os candidatos remanejados (dentro das vagas), de acordo com o número de vagas e a modalidade de concorrência para a qual se inscreveu (cotista ou Ampla Concorrência); e todos os demais candidatos listados na condição de excedentes (fora das vagas), que terão o status “APTO PARA ENVIAR DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE” na lista.

Todas as pessoas que estiverem listadas na Convocação Geral estarão habilitadas a realizar a solicitação de matrícula e poderão enviar a documentação, independentemente da posição que ocupam nas listas. Após a análise documental dos/as remanejados/as, a solicitação de matrícula de quem estiver como “apto/a para enviar a documentação para análise” será efetivada somente se houver vagas disponíveis, respeitando-se a ordem de classificação e a opção de concorrência.

A 1ª Reclassificação (Convocação Geral) está prevista para o dia 25 de janeiro. O cronograma completo desta etapa está no Anexo G do edital de Matrícula.

Dúvidas
Em caso de dúvidas, os/as candidatos/as poderão entrar em contato com o campus que oferta o curso de sua escolha. A lista completa de e-mails e telefones dos campi do IFPE está disponível no anexo H do Edital.

ANEXO A– DECLARAÇÃO DE ESTUDO INTEGRAL EM INSTITUIÇÃO DA REDE PÚBLICA

ANEXO B – FORMULÁRIO DE VERIFICAÇÃO DE RENDA