Notícias
IFPE divulga programação para Julho das Pretas
Atividades acontecerão dia 30/07 na Reitoria e no Hall do Campus Recife. Interessados/as devem preencher formulário de participação
Durante o Julho das Pretas, mês da mulher negra, latinoamericana e caribenha e mês de Tereza de Benguela, a Pró-reitoria de Extensão do IFPE (Proext), através da Coordenação de Política Inclusivas (Copi), promoverá, no dia 30 de julho, duas ações importantes.
A primeira atividade é a Roda de Conversa: “Mulheres negras, trajetórias educacionais e profissionais e bem viver”, que acontecerá dia 30 de julho às 10h00, no Hall do Campus Recife. As convidadas serão Jamila Marques, Mestra em Educação pela UFPE e Coordenadora de Cultura Popular da Secult/PE; Elaine Rocha, Professora Dra. do IFPE, ex-diretora do Campus Caruaru em duas gestões (2016-2020 e 2020-2024), com mediação da Pró-reitora de Extensão do IFPE, Laura Silva.
O objetivo é realizar o diálogo sobre as vivências e luta das mulheres negras em seus percursos de formação e vida profissional, e sua relação com o bem viver como prática política emancipatória.
O evento também contará com uma performance do grupo Ara Agontimé, formado por mulheres negras periféricas, nordestinas da cidade do Recife, que realizam experimentos do corpo negro em diáspora e ancestralidade. Composto por artistas da dança, escritoras, poeta, pesquisadoras, o grupo encontra nas danças negras um cosmo para criativizar, curar as dores e feridas do racismo. Na programação do Julho das Pretas do IFPE, elas apresentarão a performance: Um ẹbọ para o próprio corpo, com as Intérpretes-Criadoras: Aline sou, Dandara Marques, Juliana Zacarias, Renata Mesquita e Jamila Marques.
A atividade será realizada com o apoio dos Neabis e Negeds nos campi e Sindsifpe.
As pessoas interessadas devem preencher o formulário para uma maior organização do espaço e de levantamento de apoio para deslocamento dos participantes e para emissão das declarações de participação.
No turno da tarde, a Proext, junto à Copi, receberá, no gabinete da reitoria, a especialista em educação Anti-racista, mestra em estudos africanos e membra da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Piedade Marques, para celebração de Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre o IFPE e a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco. O ACT visa fomentar parceria para desenvolvimento de cursos na área de letramento racial e fortalecimento da rede de mulheres negras nos territórios do Estado de Pernambuco.