IFPE divulga Relatório de Gestão 2019

O documento traz informações e análises sobre os resultados da gestão em todas as áreas do Instituto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta segunda (14), o Relatório de Gestão do ano de 2019. O documento é a prestação de contas do Instituto, por meio do qual se apresentam as informações e análises quantitativas e qualitativas acerca dos resultados da gestão alcançados em todas as suas áreas no referido ano, visando aos controles social, institucional e do Tribunal de Contas da União. Os resultados estão vinculados ao alcance dos objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPE.

De acordo com a Pró-Reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional, Juliana Andrade, o relatório foi elaborado por uma comissão formada por todos os gestores da Reitoria e por um grupo de trabalho responsável pela análise e compilação das informações. Juliana esclarece que os resultados que integram o relatório foram analisados pela Comissão dentre todos aqueles alcançados em 2019, tendo escolhido aqueles que mais geraram impacto para a sociedade. “O relatório está dividido em 5 capítulos, em que foram apresentados aspectos da governança do IFPE, resultados e desempenho da gestão, demonstrações orçamentários e contábeis, alocação de recursos e outras informações consideradas relevantes pela instituição, como tipos de cursos e perfis dos estudantes, classificados por diversas categorias”, detalha.

Abarcando esse conjunto de informações, a Pró-Reitora enfatiza a importância desse instrumento institucional: “O relatório se constitui em uma relevante ferramenta de controle social, pois dá transparência aos principais resultados, conjunto de ações, metas e indicadores da instituição, bem como pode redirecionar algumas ações para o exercício seguinte. A prestação de contas do IFPE é analisada pela auditoria interna e aprovada pelo Conselho Superior, para somente após ser disponibilizada para a sociedade e Tribunal de Contas da União”.

Além disso, Juliana diz o que Relatório de Gestão tem mais uma missão: O documento também serve para retratar e valorizar a arte e a cultura do estado de Pernambuco, além de fortalecer os arranjos produtivos, sociais e culturais locais, em atendimento ao disposto na Lei nº 11.892/2008, art. 6º, que trata das finalidades dos Institutos Federais”. No Relatório de 2019, foi homenageada a arte da renda renascença, cujo projeto gráfico foi idealizado pela designer Adriana Oliveira, que se inspirou nas rendas renascenças confeccionadas no município de Pesqueira, situado na agreste de Pernambuco.

Segundo o Reitor do IFPE, José Carlos de Sá, apesar de ter enfrentado dificuldades diversas, o IFPE encerrou o exercício de 2019 com a certeza de que as adversidades proporcionaram profundas reflexões sobre o seu papel social como instituição de ensino, pesquisa, inovação e extensão. “Indiscutivelmente, isso demandou um reinventar-se, fortalecendo o poder de resiliência da instituição. Assim, em semelhança à renda renascença que ilustra este relatório, os resultados aqui apresentados são produtos do entrelaçamento das mais variadas ações e esforços em prol da educação, da ciência e da tecnologia”, destaca.

>>> Confira aqui o Relatório de Gestão 2019