IFPE divulga Relatório de Gestão 2020

O documento reúne análises sobre os resultados da gestão em todas as áreas da instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quarta (30), o Relatório de Gestão do ano de 2020. O documento é a prestação de contas do Instituto, por meio do qual se apresentam as informações e análises quantitativas e qualitativas acerca dos resultados da gestão alcançados em todas as suas áreas no referido ano, visando aos controles social, institucional e do Tribunal de Contas da União. Os resultados estão vinculados ao alcance dos objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPE.

Relevante ferramenta de controle social, garantindo a transparência aos principais resultados, conjunto de ações, metas e indicadores da instituição, o relatório pode ainda redirecionar algumas ações para o exercício seguinte. Como instrumento de prestação de contas do IFPE, o documento é analisado pela auditoria interna e aprovado pelo Conselho Superior, para somente após ser disponibilizada para a sociedade e Tribunal de Contas da União. O relatório foi elaborado por uma comissão formada por todos os gestores da Reitoria e por um grupo de trabalho responsável pela análise e compilação das informações. Dividido em 6 capítulos, ele apresenta aspectos da governança do IFPE, resultados e desempenho da gestão, demonstrações orçamentários e contábeis, alocação de recursos e outras informações consideradas relevantes pela instituição, como tipos de cursos e perfis dos estudantes, classificados por diversas categorias.

Com a preocupação de retratar e valorizar a arte e a cultura do estado de Pernambuco, além de fortalecer os arranjos produtivos, sociais e culturais locais, em atendimento ao disposto na Lei nº 11.892/2008, art. 6º, que trata das finalidades dos Institutos Federais, a identidade visual deste ano remete a cultura dos artesãos do barro. “Todo ano escolhemos um tema que tenha a ver com a cultura e a arte de um dos municípios que temos a inserção. Este ano pensamos em homenagear a cidade de Caruaru e a arte do barro”, explica a Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Julianna Andrade. As figuras que compõem a identidade visual do documento foram escolhidas através de votação popular.

>>> Leia aqui o Relatório de Gestão 2020