IFPE e UFPE promovem curso sobre Nova Lei de Licitações e Contratos

A capacitação está sendo realizada Anfiteatro Professor José Francisco Ribeiro, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promovem, de forma conjunta, o curso Planejamento – Licitações e Contratos – Fundamentos da NLLC. A capacitação, sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos do Governo Federal, está sendo realizada via Escola de Formação dos Servidores (Formare) da UFPE, de hoje (1º) até o próximo dia 3, no Anfiteatro Professor José Francisco Ribeiro, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife, e também de forma remota, via Zoom.

“Essa parceria inédita foi construída com muito carinho. Por isso, estarmos aqui concretizando esse projeto é um momento muito feliz. Essa parceria nos fortalece por promover esse encontro de instituições e de vocês, servidores. Só temos a ganhar em momentos como esse”, afirmou o reitor do IFPE, José Carlos de Sá. “A Formare está trazendo um outro patamar para a formação de nossos servidores. É impressionante a quantidade de pessoas interessadas nos cursos que ela promove. Você vê que existe a necessidade e que é importante investir nas pessoas, pois são elas que fazem a instituição”, disse o vice-reitor da UFPE Moacyr Araújo na mesa de abertura.

O momento de abertura do evento contou ainda com a participação das pró-reitoras Brunna Carvalho Granja, de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), e Liliana Vieira de Barros, de Gestão Administrativa (Progest) da UFPE; e do pró-reitor de Administração do IFPE, Rozendo Amaro de França Neto.

Com carga horária de 20 horas, o curso Planejamento – Licitações e Contratos – Fundamentos da NLLC tem como público-alvo servidores que atuam com compras e licitações nas unidades gestoras da UFPE e do IFPE. Hoje e amanhã (dias 1º e 2), os conhecimentos serão repassados pela advogada e palestrante Lara Brainer Magalhães. Já no dia 3, a capacitação será comandada, via Zoom, pela também advogada Andréa Regina Lopes Ache.

Entre os temas que serão tratados nos três dias de curso estão ferramentas de gerenciamento de riscos, pesquisa de preços e elaboração de orçamentos, diferença entre dispensa e inexigibilidade e as fases do processo de contratação pública, entre outros pontos. A turma é formada por cem servidores das duas instituições.

Graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes, Lara Brainer Magalhães é diretora da Central de Compras na Secretaria de Gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) desde 2019. É professora e palestrante de Direito Administrativo há mais de 20 anos. Já a advogada Andréa Regina Lopes Ache é especializada em Direito do Estado. É lotada na Secretaria de Gestão do MGISP como coordenadora-geral de Normas do Departamento de Normas e Sistema de Logística (Delog/Seges).

FONTE: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)