IFPE festeja 11 anos com música e poesia

A Reitoria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promoveu na quinta-feira (19), no hall de entrada do Campus Recife, uma comemoração antecipada para marcar o aniversário de 11 anos da Instituição. A programação foi prestigiada por gestores, servidores e terceirizados. A abertura contou com a exibição do vídeo institucional do IFPE, produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom), seguido do Hino…

A Reitoria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promoveu na quinta-feira (19), no hall de entrada do Campus festa11anos (1).jpgRecife, uma comemoração antecipada para marcar o aniversário de 11 anos da Instituição.

A programação foi prestigiada por gestores, servidores e terceirizados. A abertura contou com a exibição do vídeo institucional do IFPE, produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom), seguido do Hino Nacional com  tradução em Libras. O assessor de comunicação, Carlos Domingos, recitou o cordel dos 11 anos do IFPE, escrito pelo servidor do Campus Pesqueira, Valter Leal.

festa11anos (7).jpgA parte musical ficou a cargo do grupo 4rteto Boi Voador, formado por egressos e estudantes do Campus Recife, que apresentaram sambas, músicas regionais e entoaram o coro do parabéns. A festa foi encerrada com o corte do bolo.

Data – Em 29 de dezembro de 2008, a Lei nº 11.892 institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando em todo o país os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Surge, então, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), a partir da união entre as Escolas Agrotécnicas Federais de Belo Jardim, Barreiros e Vitória de Santo Antão e o Cefet-PE, com sua sede em Recife, as unidades descentralizadas de Ipojuca e Pesqueira e mais cinco polos de Educação a Distância (EaD).

A partir dessa data, a Instituição, além de ganhar nova estrutura organizacional, amplia suas atividades, passando a festa11anos (10).jpgoferecer a proposta inédita de verticalização do ensino com diferentes níveis de formação e articulação: educação profissional técnica integrada ao ensino médio, concomitante e subsequente; ensino superior de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura; pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

Em 2010, a segunda fase da expansão da Rede amplia a interiorização do Instituto em Pernambuco. Os campi Afogados da Ingazeira, no sertão do estado, e Caruaru e Garanhuns, no agreste pernambucano, dão início às suas atividades. Já em 2014, têm início as atividades em seis campi da terceira fase de expansão do IFPE, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Paulista, Olinda, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes.

Contando com uma estrutura de capilaridade abrangente, que vai  do litoral ao sertão pernambucano, atualmente, o Instituto é formado por 16 campi e 11 polos de Educação a Distância, que ofertam, ao todo, 91 cursos, do ensino médio ao mestrado profissional.