IFPE firma parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE

A Fade agora é a mais nova fundação de apoio ao Instituto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) conta agora com a parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE). O último passo para consolidar a Fade como a mais nova fundação de apoio ao Instituto ocorreu em reunião do Grupo de Apoio Técnico (GAT) dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), realizada no último dia 14 de abril.

De acordo com o professor Mário Monteiro, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, no Brasil, mais de 94% da produção científica é realizada pelas instituições públicas de ensino superior, entre elas estão as universidades e institutos federais, e esse desenvolvimento científico e tecnológico só é possível graças ao apoio administrativo das fundações de apoio, que permite aos pesquisadores se ocuparem principalmente das questões técnicas das pesquisas. “O apoio da Fade-UFPE vai proporcionar ao IFPE muito mais poder de efetivação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), sem falar que a fundação é quase vizinha à Reitoria, o que facilita e muito as articulações e reuniões para a efetivação das parcerias”, ressalta Mário.

O professor Frederico Duarte, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPE, também destaca a importância dessa parceria. Segundo ele, no atual panorama em que a sociedade, de uma forma global, necessita de soluções rápidas e eficientes para problemas clássicos e, principalmente, para novos problemas, as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) possuem um papel fundamental para o desenvolvimento destas soluções, sendo o IFPE um integrante ativo no rol das ICTs nacionais. “Neste âmbito de atuação, as fundações de apoio possuem um papel crucial para garantir agilidade, segurança e transparência na interlocução entre o IFPE e as entidades dos diversos setores produtivos de Pernambuco e do Brasil, sendo a aprovação da Fade como a mais nova fundação de apoio do IFPE um grande catalisador para acelerar o processo de inovação do nosso Instituto”, enfatiza Duarte.

Em 2017, a Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto) já havia sido institucionalizada como fundação de apoio ao IFPE. Isso refletiu na efetivação do primeiro projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto, que contou com o apoio de empresa privada, projeto esse desenvolvido pelo pesquisador e professor Felipe Costa, do Campus Paulista, com assessoria da Propesq, por meio do NIT. No momento, outros projetos dessa natureza também estão sendo analisados.

Além da pesquisa, o setor de extensão também será beneficiado com a cooperação da Fade. Ana Patrícia Siqueira, Pró-Reitora de Extensão (Proext) do IFPE, diz que essa parceria amplia as possibilidades dos trabalhos voltados para a extensão tecnológica, bem como fortalece as relações com o mundo do trabalho, visto que permite uma interação com os arranjos produtivos locais, sociais e culturais, visando o desenvolvimento local e regional, e amplia a inclusão assistiva, social, tecnológica e produtiva. “É o meio para materializarmos de forma mais célere a realização de projetos aplicados às necessidades da sociedade, onde podemos dizer que a extensão faz acontecer a transferência de tecnologia e isso é espetacular. É o IFPE fazendo educação, desenvolvendo ciência e construindo e transferindo as tecnologias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma Ana.

Segundo o Reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá, nesse novo contexto cabe ressaltar a necessidade de promover a ampla divulgação com a comunidade e a elaboração de instrumentos que regulem e orientem a utilização da fundação de apoio nas diversas possibilidades de atuação. “Vale enaltecer o trabalho realizado, ainda na gestão da Profa. Anália, para que a Fade pudesse atuar como fundação de apoio ao IFPE. A parceria com a Fade vem fortalecer o Instituto de maneira ampla, ou seja, no que diz respeito a possibilidades de apoio a projetos de pesquisa, inovação tecnológica, ensino, extensão e desenvolvimento institucional”, enfatiza o Reitor.