IFPE firma parceria com Federação Pernambucana de Parataekwondo

Objetivo é promover ações de inclusão de pessoas com deficiência através do esporte

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), no miniauditório do Campus Recife, a cerimônia de assinatura de convênio entre o IFPE e a Federação Pernambucana de Parataekwondo. O objetivo da parceira é promover ações de inclusão de pessoas com deficiência através do esporte, bem como, ações que viabilizem o suporte pedagógico e psicopedagógico para a comunidade interna e externa ao Instituto.

Participaram da solenidade, gestores e servidores do Instituto, além de representantes da entidade esportiva. O reitor José Carlos de Sá presidiu a mesa de abertura que contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Ana Patricia Falcão; do diretor-geral do IFPE Recife, Marivaldo Rosas; do diretor-geral do Campus Igarassu, James Lima; do presidente da Federação Pernambucana de Parataekwondo, Wellington Pereira de Souza e do coordenador pedagógico da Federação, Jadiel Eurico de Araujo.

Para o reitor, é uma felicidade imensa o IFPE abrir as portas para essa parceria. Ele considera uma oportunidade para a instituição expandir um pouco mais sua atuação. “Buscamos diariamente a inclusão em sua plenitude, e hoje estamos dando um passo importante neste sentido”, destacou.

De acordo com o diretor do IFPE Igarassu, James Lima, o qual tem filhos com necessidades especiais, é muito importante ampliar o atendimento às pessoas com deficiência, tanto no aspecto esportivo quanto no aspecto pedagógico. “Hoje, nós temos estudantes autistas e com outras deficiências, e as nossas ações, por mais simples, elas fazem a diferença”, avaliou.

Segundo Jadiel Araujo, representante da Federação Pernambucana de Parataekwondo, essa parceria com uma instituição de educação é inédita no Brasil. Vamos iniciar aqui no IFPE. Estamos indo até a escola para ajudar o professor a entender como o jovem com deficiência poderá a desenvolver melhor a sua aprendizagem”, explicou.

Através do projeto, as duas instituições esperam desenvolver e executar ações conjuntas que promovam a inserção social e melhoria na qualidade de vida de pessoas com deficiência, promovendo atividades que atendam diretamente a comunidade ao entorno dos campi envolvidos e cidades circunvizinhas.