IFPE inaugura sede definitiva do Campus Abreu e Lima

Estrutura de mais de 6 mil m² atenderá a cerca de mil e duzentos estudantes de Abreu e Lima e região

A tarde desta quinta-feira (12) foi de muita alegria para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE): foi inaugurada a sede definitiva do Campus Abreu e Lima. A cerimônia, que teve início às 14h, ocorreu no auditório do campus e contou com a presença da Reitora do IFPE, Anália Ribeiro, da Diretora-Geral do campus, Fátima Cabral, da Diretora de Obras e Projetos do IFPE, Virgínia Gouveia, do Reitor eleito do IFPE, José Carlos de Sá Júnior, do prefeito de Abreu e Lima, Marcos José da Silva, do Coordenador-Geral de Infraestrutura e Inovação da Rede Federal, Daniel Godoy, representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e do ex-Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Localiza na Rua Projetada s/n, Timbó, a construção da sede definitiva foi iniciada no ano de 2017 e recebeu mais de R$ 16 milhões em investimento do Ministério da Educação (MEC). O campus tem um terreno com 22.322,8 m², uma área construída total de 6.346 m² e conta com 10 blocos com salas de aula e administrativas, laboratórios, biblioteca, auditório, área de convivência e capacidade para receber 1.200 estudantes.

“Para nós, gestores públicos de educação, é uma alegria imensa ver um equipamento como este sendo entregue à comunidade. Os Institutos Federais têm apresentado resultados muito bons, e não há segredo para isso: com uma estrutura de gestão adequada para as nossas unidades, com profissionais motivados e bem remunerados, e com uma boa infraestrutura e equipamentos de ponta os nossos estudantes sentem-se motivados a estudar”, destacou a Reitora Anália Ribeiro. Para ela, a qualidade das sedes definitivas entregues à comunidade reflete diretamente no desempenho acadêmico dos estudantes e no potencial de transformação da sociedade. “Com tudo que temos a oferecer, o IFPE manda um recado a quem quer estudar aqui: venha, aqui você pode desenvolver todo o seu potencial”, destacou.

Daniel Godoy, representante da SETEC destacou o empenho do IFPE em parceria com o MEC para a efetivação da obra. “Conheci este campus ainda na sede provisória e hoje só posso parabenizar o IFPE pelo trabalho que nos fez chegar até aqui”. O ex-Ministro da Educação, Mendonça Filho, que esteve à frente da pasta na época da liberação dos recursos para a obra, expressou sua satisfação com a entrega do campus. “Me sinto um apaixonado pelo potencial transformador da educação, e quando estive à frente do MEC recebi a Reitora e firmamos o compromisso de contemplar a expansão 3”, lembrou. O Reitor Eleito, José Carlos de Sá Júnior, destacou a importância do processo de expansão do IFPE. “Temos o desafio de chegar a outros lugares onde ainda não estamos e proporcionar momentos como este. Abreu e Lima ganha um equipamento de educação da mais alta qualidade”.

A Diretora-Geral do campus, Fátima Cabral, ressaltou a dimensão do importante passo dado pelo IFPE no atendimento à comunidade acadêmica do campus Abreu e Lima. “Este é um momento de celebração e alegria que, desde o início, acreditamos que chegaria, e chegou. Estamos aqui, na sede definitiva, uma linda casa para os nossos estudantes e servidores”. Seguindo a mesma linha, o Prefeito do município, Marcos José da Silva, reafirmou a relevância do campus para a cidade. “É a educação que transforma o país. Eu, como filho dessa terra, me emociono ao participar de um momento como esse. É um dia de alegria para Abreu e Lima”. Já a Diretora de Obras e Projetos do IFPE, Virgínia Gouveia, frisou o caráter coletivo do trabalho. “Esta foi uma tarefa executada a várias mãos, sem as quais certamente não chegaríamos ao que estamos vendo hoje. Foram tantas pessoas envolvidas que a nossa placa de agradecimento ficou muito grande, porque só assim caberiam os nomes de cada um”.

Após a cerimônia, foi realizada uma caminhada pelo prédio. Logo depois os presentes se reuniram na área de convivência onde houve o corte do bolo e homenagens. O Campus Abreu e Lima é fruto da terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que deu origem a outras seis unidades do IFPE (Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista e Olinda). O Campus vinha funcionando provisoriamente nas instalações do Colégio São José, na Rua Coronel Urbano Ribeiro de Sena, 81, Timbó.Atualmente são ofertados no campus os cursos técnicos subsequentes em Segurança do Trabalho e Enfermagem.