IFPE lança edital de Manutenção Acadêmica 2023.1 para seis campi

Inscrições iniciam dia 08/02 para Garanhuns e Palmares, mas datas variam para
Afogados, Belo Jardim, Olinda e Vitória

O IFPE divulgou, nesta quinta-feira (02), o edital nº 06/2023, referente ao Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2023.1 dos campi Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Garanhuns, Olinda, Palmares e Vitória de Santo Antão.

Com o objetivo de ampliar as condições de permanência de estudantes do IFPE, o programa é voltado para estudantes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE,

prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

Quem já é atendido/a pelo Programa de Assistência ao Estudante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) não poderá acumulá-lo com o Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica, devendo optar por um dos programas, após a publicação do resultado final desta seleção.

As inscrições serão realizadas de forma on-line, por meio do Sistema Fluxo.IFPE, no período estabelecido no cronograma do respectivo campus, conforme o Anexo I deste Edital.

>> Confira o edital completo com todos cronogramas aqui

Ao acessar o sistema de inscrição, as informações acadêmicas dos/as estudantes serão importadas automaticamente do Q-acadêmico. Caso as informações não estejam atualizadas, impedindo a inscrição, é preciso entrar em contato com o Setor de Assistência Estudantil do seu campus.

No ato da inscrição, o/a estudante deve escolher uma das três opções de acordo com seu perfil socioeconômico:

a) Estudantes cotistas com renda per capita familiar de até um salário mínimo  e meio ingressantes a partir do semestre de 2015.2 e estudantes atendidos/as pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Barreiros e Vitória de Santo Antão) que ingressaram através de edital.

b) Estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários/as do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico.

c) Demais estudantes que não se incluem em nenhum dos perfis citados anteriormente, com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo.

Para finalizar a inscrição, é preciso digitalizar e anexar os documentos solicitados pelo sistema conforme perfil socioeconômico.

As documentações e especificações para o processo de inscrição de cotistas por renda, estudantes do Programa Moradia Estudantil, participantes de programas sociais e inscrição geral estão detalhadas no Edital nos respectivos quadros.

Após a finalização da inscrição o/a estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo.

Para acessar o Sistema Fluxo e realizar a inscrição no Programa, a comunidade discente deverá criar um e-mail institucional através do link  https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/

Confira o cronograma de inscrições:

• Afogados da Ingazeira – 10 a17 de fevereiro
  • Belo Jardim – 15 de fevereiro a  03 de março