IFPE lança edital de Manutenção Acadêmica 2024.1 para o Campus Recife

Inscrições são realizadas pelo sistema Fluxo, a no período de 05 a 15 de março

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta terça-feira (05), o edital referente ao Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2024.1 do Campus Recife. O programa tem o objetivo de ampliar as condições de permanência de estudantes do IFPE e é voltado para estudantes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

Quem já é atendido/a pelo Programa de Assistência ao Estudante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) não poderá acumulá-lo com o Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica, devendo optar por um dos programas, após a publicação do resultado final desta seleção.

As inscrições serão realizadas virtualmente, através do endereço eletrônico fluxo.ifpe.edu.br no período de 05 a 15 de março.

Ao acessar o sistema de inscrição as informações acadêmicas dos/as estudantes serão importadas automaticamente do Q-acadêmico. Caso as informações não estejam atualizadas, impedindo que o/a estudante prossiga com a inscrição, o/a estudante deverá entrar em contato com o Setor de Assistência Estudantil do campus.

Os/as estudantes poderão se inscrever em uma das três opções de acordo com seu perfil socioeconômico:

a) A primeira opção é referente aos/às estudantes cotistas com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo ingressantes a partir do semestre de 2015.2 e estudantes atendidos/as pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Barreiros e Vitória de Santo Antão) que ingressaram através de edital.

b) A segunda opção é referente a estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários/as do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico.

c) E a terceira opção de inscrição são para os/as demais estudantes que não se incluem em nenhum dos perfis citados anteriormente, com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo.

Para finalizar a inscrição os/as estudantes deverão digitalizar e anexar os documentos solicitados pelo sistema conforme perfil socioeconômico.

As documentações e especificações para o processo de inscrição de cotistas por renda, estudantes do Programa Moradia Estudantil, participantes de programas sociais e inscrição geral estão detalhadas no Edital nos respectivos quadros.

Após a finalização da inscrição o/a estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo.

Para acessar o Sistema Fluxo e realizar a inscrição no Programa, a comunidade discente deverá criar um e-mail institucional através do link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/

>>> Para mais informações, acesse aqui o edital.