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IFPE lança novos painéis de dados dos indicadores institucionais e de cursos

Painéis são sobre os dados das avaliações do ensino superior, que subsidiam a melhoria da qualidade da educação e a eficácia e efetividade das políticas e ações educacionais


A Pró-reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) disponibiliza para a comunidade acadêmica novos painéis eletrônicos de dados sobre os indicadores educacionais na instituição, que podem ser acessados por meio da plataformaIFPE em Números”.

De acordo com a Pró-reitora da Prodin, Juliana Andrade, a criação de um espaço que centralize os indicadores educacionais da instituição é uma demanda da comunidade acadêmica, de modo a facilitar o acesso e o conhecimento de nossos números educacionais, além de garantir maior transparência das informações. “O espaço proporciona à comunidade e à gestão do IFPE informações acerca dos indicadores e de seu uso como um guia para a tomada de decisões no planejamento das ações de melhoria e efetividade institucional. Os próximos passos são trabalhar a disseminação do conhecimento e a gestão desses indicadores na instituição”, destacou Juliana.

Os novos painéis são sobre os dados das avaliações do ensino superior, realizadas conforme o que preceitua a Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que regula a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes da educação superior. Essas avaliações subsidiam a melhoria da qualidade da educação superior, orientam a expansão da oferta de cursos e a eficácia e a efetividade das políticas e ações educacionais.

A partir dessas avaliações, são acompanhados os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, expressos em escala contínua e em cinco níveis. Da Avaliação Institucional Externa, os indicadores acompanhados são: o Conceito Institucional (CC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Já os indicadores de curso são: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Conceito de Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), em que todos esses tem relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade.

Além das avaliações externas, a instituição também precisa realizar uma autoavaliação institucional, conduzida por uma Comissão Interna de Avaliação (CPA), realizada anualmente, dentro de um ciclo avaliativo trienal, a partir das 10 dimensões da qualidade educacional acompanhadas pelo SINAES. Essa avaliação é feita a partir da participação e percepção da comunidade interna. Dessa avaliação, são gerados os conceitos institucionais internos para essas 10 dimensões, por campus e institucionalmente, conforme o que preceitua a legislação em vigor.

Todos os resultados dessas avaliações podem, agora, serem conferidos por meio do IFPE em Números – painéis da Autoavaliação Institucional e dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que pode ser acessados no link disponível aqui. Os dados foram coletados nas publicações oficiais do INEP/MEC e dos relatórios da CPA.

Em dezembro de 2024, o IFPE instituiu o Escritório de Dados, vinculado à Prodin. Essa unidade é dedicada à gestão e ao uso estratégico de dados institucionais para subsidiar a tomada de decisões e promover a transparência e a inovação no âmbito do Instituto.

Para mais informações, dúvidas ou problemas de acesso ao painel de dados, os/as interessados/as podem entrar em contato com a Prodin pelo e-mail prodin@reitoria.ifpe.edu.br ou ir pessoalmente na sede da Reitoria, na sala A33.

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