IFPE lança o PDI 2022-2026 em cerimônia online

Evento acontecerá dia 04 de agosto no Campus Vitória e será transmitido ao vivo

O novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPE será apresentado à comunidade acadêmica no dia 4 de agosto. O documento, elaborado para o ciclo de gestão de 2022 a 2026, será lançado em uma cerimônia no Campus Vitória de Santo Antão. O evento será realizado às 14h, no auditório do prédio central, e será transmitido ao vivo no Canal IFPE .

Foram convidados para o evento presencial, gestores de todas as unidades administrativas do Instituto. A Pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional, Juliana Andrade, reforça, no entanto, a importância de todos os servidores acompanharem o lançamento: “Todos nós desenvolvemos ações que estão relacionadas ao planejamento e às diretrizes estabelecidas pelo PDI.  Somos todos responsáveis pelo sucesso dos objetivos, metas e indicadores descritos no documento”.

O que é o PDI?

O Plano Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de gestão que apresenta a missão, a visão, os objetivos estratégicos e os valores institucionais, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e as que pretende desenvolver durante um ciclo de gestão de cinco anos. Neste caso, de 2022 a 2026.

O PDI também é muito importante para a autoavaliação institucional, uma vez que as metas e objetivos serão acompanhados e os resultados serão divulgados na comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

A elaboração do documento é conduzida pela Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin), que é o órgão da Reitoria responsável por planejar, superintender, coordenar, fomentar e acompanhar as atividades e as políticas de desenvolvimento e a articulação entre as pró-reitorias e os campi com vistas a fortalecer a identidade institucional e contribuir para a descentralização, desenvolvimento e melhoria da gestão pedagógica e administrativa do IFPE.

Inicialmente instituído como documento obrigatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o PDI foi encarado pelo IFPE como um instrumento de gestão para a efetivação do planejamento estratégico com o envolvimento de diversas instâncias administrativas do instituto na elaboração do documento. “O PDI é na verdade um compromisso da gestão com a sociedade. Os objetivos estratégicos que estão traçados ali revelam as entregas que estão sendo delineadas pelo nosso trabalho e devem ser  concluídas nos próximos ciclos anuais”, completa Juliana Andrade.

Como o PDI foi elaborado?

O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE, para o ciclo 2022-2026, foi elaborado de maneira participativa, e envolveu toda comunidade acadêmica: gestores, estudantes, professores, técnicos-administrativos e delegados representantes das instâncias colegiadas.

As metas, indicadores e objetivos estratégicos foram construídos em workshops realizados remotamente, em 2021, em virtude da pandemia da Covid-19. O documento foi elaborado a partir das diversas contribuições dessas pessoas, e, em seguida, submetido à consulta pública. Após aprovação do documento pelo Conselho Superior (CONSUP), o PDI será apresentado à comunidade.

Histórico

A última versão do documento expirou em 2018, sendo prorrogada em 2019, em caráter precário, pelo Consup, através das Resoluções nº 74 e 79, até a conclusão do novo. Em março de 2020, o IFPE iniciou o processo de construção do seu PDI, mas em razão da suspensão das atividades presenciais, ocasionada pela pandemia da Covis-19, os trabalhos da comissão de elaboração do plano precisaram ser suspensos, para que a Instituição pudesse centrar esforços na implementação de ações para enfrentamento às consequências do novo coronavírus e para a redução do impacto originado pela suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

Em fevereiro de 2021 foi instituída uma nova Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025, que conduziu os trabalhos do novo PDI.