Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE lança Plano de Contingência para atuação em período de pandemia

Notícias

IFPE lança Plano de Contingência para atuação em período de pandemia

O plano pretende reduzir o impacto causado pela suspensão das atividades presenciais
por publicado: 29/05/2020 16h06 última modificação: 29/05/2020 18h43

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta sexta (29), o Plano de Contingência, que se trata do planejamento da instituição para atuação durante esse período de afastamento das atividades decorrentes da pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). O plano tem por finalidade assegurar a implementação de ações para enfrentamento e combate ao novo Coronavírus e redução do impacto originado pela suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais. Isso permite que, de forma planejada e sistêmica, o IFPE não deixe de cumprir sua missão institucional.

A construção do plano contou com a participação de todos os gestores e demais segmentos. O grupo de trabalho que coordenou diretamente a elaboração do Plano de Contingência foi constituído por 22 integrantes do Comitê Emergencial, mas recebeu o apoio e a colaboração técnica de diversos outros servidores e servidoras, que se reuniram durante um mês de trabalho intenso, para que esse plano fosse aprovado na reunião do Comitê Emergencial, ocorrida em 07 de maio de 2020. Como se trata de um planejamento, o Instituto também já realizou o diagnóstico de riscos, por meio da Diretoria de Controlaria, o qual foi aprovado pelo Comitê Emergencial, no último dia 27.

Para atender de forma sistêmica todas as áreas de atuação do Instituto, o plano foi produzido sob a lógica dos macroprocessos da cadeia de valor público do IFPE. Com isso, levou-se em consideração os três pilares básicos: contribuir com a saúde dos estudantes, servidores, prestadores de serviço e sociedade pela necessidade do distanciamento social; garantir a continuidade das atividades administrativas e acadêmicas, contemplando atividades de pesquisa e extensão, considerando as alternativas oferecidas pela tecnologia da informação e comunicação; e proporcionar o planejamento para a retomada integral das atividades, objetivando minimizar os prejuízos pelo afastamento das atividades presenciais.

O IFPE destaca que as diretrizes, os cenários, as ações e sua aplicação apresentados no Plano de Contingência são dinâmicos, em razão do surgimento de novas informações e orientações dos órgãos sanitários federal, estadual e municipais.

>>> Confira aqui o Plano de Contingência

>>> Confira o Plano de Gestão de Riscos