Notícias
IFPE lança projeto experimental com plataforma de ensino de línguas
Através de editais estabelecidos pelas unidades administrativas, 822 membros da comunidade vão ser contemplados
Através do Departamento de Relações Internacionais (DRIN), o IFPE lança o projeto experimental de ensino de línguas na plataforma virtual ALTISSIA. 822 membros da comunidade do IFPE serão contemplados com licenças de acesso à plataforma de aprendizagem autônoma, sendo 640 estudantes e 182 servidores. Será possível estudar no período de um ano até seis idiomas: inglês (americano ou britânico), francês (canadense ou europeu), espanhol, alemão, italiano e holandês.
As vagas para acesso às licenças foram distribuídas proporcionalmente à população dos campi, EaD e Reitoria, e os processos de preenchimento das vagas estão sob a responsabilidade dos Centros de LIBRAS e Línguas Estrangeiras (CELLE) e dos Assessores de Relações Internacionais (ARI) das unidades do IFPE. Estudantes e servidores só podem concorrer às vagas da sua unidade. As vagas estão distribuídas de acordo com o quadro disponível ao final da matéria.
Para cada campus será disponibilizado ao menos um coach, servidor do IFPE que acompanhará o bom uso das licenças, interagindo com os usuários e notificando aqueles que não estão acessando a plataforma. Os coaches passaram por treinamento junto a ALTISSIA para orientar os demais usuários na utilização da plataforma. Ao acessar a plataforma, o usuário também pode fazer um teste de proficiência para iniciar o curso a partir de seu nível na língua escolhida (de acordo com a classificação do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas). A certificação será emitida pela própria plataforma, informando o nível atingindo e o tempo utilizado nas atividades.
O projeto IFPE – ALTISSIA tem início em 18 de abril, com uma live para todos os membros da comunidade contemplados com licenças. De 19 de abril de 2023 a 18 de abril de 2024 os usuários estarão experienciando o estudo autônomo de línguas na plataforma ALTISSIA. DRIN, CELLEs e ARIs vão monitorar as atividades dos membros do IFPE para avaliarem a viabilidade da continuação e ampliação do projeto em uma futura edição.
|
UNIDADE |
VAGAS |
TOTAL |
|
ESTUDANTES |
SERVIDORES |
|||
01 |
Abreu e Lima |
28 |
06 |
34 |
02 |
Afogados da Ingazeira |
24 |
05 |
29 |
03 |
Barreiros |
31 |
07 |
38 |
04 |
Belo Jardim |
37 |
09 |
46 |
05 |
Cabo |
24 |
05 |
29 |
06 |
Caruaru |
27 |
06 |
33 |
07 |
EaD |
25 |
06 |
31 |
08 |
Garanhuns |
39 |
09 |
48 |
09 |
Igarassu |
29 |
07 |
36 |
10 |
Ipojuca |
31 |
07 |
38 |
11 |
Jaboatão dos Guararapes |
23 |
05 |
28 |
12 |
Olinda |
17 |
04 |
21 |
13 |
Palmares |
14 |
04 |
18 |
14 |
Paulista |
36 |
08 |
44 |
15 |
Pesqueira |
47 |
11 |
58 |
16 |
Recife |
162 |
40 |
202 |
17 |
Reitoria |
– |
10 |
10 |
18 |
Vitória de Santo Antão |
46 |
11 |
57 |