IFPE lança seleção interna para mobilidade acadêmica e atuação no projeto Lapassion em Rede

Estudantes de graduação podem se inscrever entre os dias 11 e 22/07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio do Departamento de Relações Internacionais lançou, nesta sexta (08), seleção interna simplificada voltada para estudantes dos cursos de graduação do Instituto para participar de mobilidade acadêmica em Itumbiara (GO) com projetos e ações multidisciplinares relativas ao Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION). A metodologia adotada é a BRAMPSSOL (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), proveniente de atividades anteriores conduzidas por Institutos Federais, orientadas para a inovação e iniciativas de fortalecimento e capacitação para Instituições de Ensino Superior, objeto de parceria entre diversas instituições internacionais e brasileiras.

A chamada irá selecionar cinco estudantes, sendo um para participar da mobilidade e quatro para compor a lista de espera. O estudante selecionado receberá uma bolsa a ser paga pelo IFPE. Para participar, é necessário atender alguns critérios, entre os quais: estar regularmente matriculado em um dos campi do IFPE em curso de graduação e com matrícula ativa; ter idade igual ou superior a 18 anos completos na data da inscrição; não ter vínculo empregatício; ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) médio igual ou superior a 7,5 (sete e meio); ter Coeficiente de Integralização (CI) do curso em que está matriculado, no momento da inscrição, de 25% a 75% da carga horária total do curso de graduação em que esteja inscrito no IFPE; não ter sido contemplado em outros processos para mobilidade acadêmica nacional e/ou internacional para o mesmo período de realização do Lapassion em Rede; entre outros.

O estudante selecionado receberá, em razão de sua participação em todas as fases do projeto, sejam as etapas presenciais ou a etapa remota, uma bolsa no valor de R$10.000,00. A utilização dos recursos recebidos pelo discente se destina a: deslocamento de ida e volta do local de moradia do discente ao câmpus Itumbiara do IFG nas duas etapas a serem realizadas presencialmente; hospedagem; alimentação; custeio de despesas essenciais; e outros custos que sejam concernentes à participação nas atividades presenciais e remota desta chamada. O tópico geral dos projetos multidisciplinares será desenvolvido com base num desafio relacionado à temática “economia, meio ambiente e sociedade”.

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise documental, que será baseada no desempenho acadêmico por meio de Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) do Histórico Escolar, e também em certificados de participação em projetos de ensino, extensão e/ou pesquisa/inovação, em evento técnico-científico, em congressos e seminários nacionais ou internacionais e premiação em eventos técnico-científicos.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma virtual, no período de 11 a 22 de julho, por meio de formulário eletrônico disponível AQUI, por meio de documentação e critérios descritos no edital.

Para mais informações, acesse aqui o edital da chamada interna RETIFICADO.

Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail: relacoesinternacionais@reitoria.ifpe.edu.br.

Confira abaixo o cronograma completo:

PERÍODO ETAPA
08/07/2022 Lançamento da Chamada nº 02/2022 no portal do IFPE