IFPE lidera ranking nacional dos Institutos Federais no IES empreendedoras 2023

Instituto também recebeu prêmio Case de Inovação pelos Núcleos de Empreendedorismo (NEIs)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) conquistou o primeiro lugar geral no ranking nacional dos Institutos Federais no IES Empreendedoras 2023. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília no dia 17 de novembro. Na ocasião, o IFPE também recebeu o prêmio Case de Inovação, pelos Núcleos de Empreendedorismo do IFPE – NEIs, algo inédito no país.

O ranking analisa o ecossistema das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras a partir de suas práticas empreendedoras e inovadoras, considerando o desenvolvimento de seis dimensões: cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro. Dos seis eixos, o IFPE se destacou em cinco.

O IES empreendedoras é a quinta edição da pesquisa realizada com as Instituições de Ensino superior do Brasil, e é a primeira edição em que os Institutos Federais participam ativamente, graças ao debate e acordo realizado entre a Brasil Júnior e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

Prêmio IES Empreendedoras 2023

Considerada a maior pesquisa estudantil realizada no mundo, a pesquisa contou, nesta edição, com mais de 34mil estudantes respondentes, de 31 Institutos Federais e 108 universidades do Brasil, sendo o maior número já coletado até então.

“Este prêmio é muito importante. Passamos a ser referência e estamos colocando Pernambuco na vitrine. Isso é um resultado coletivo, que teve contribuição de vários setores da gestão. Tudo isso só foi possível, porque estamos trabalhando de forma coletiva com as Pró-Reitorias finalísticas de extensão, pesquisa e ensino”, explica o Diretor de Extensão do IFPE, Fernando Coelho.

Prêmio Case de Inovação: Núcleos de Empreendedorismo do IFPE

O IFPE também foi destaque nacional ao receber o Prêmio Case de Inovação pelos Núcleos de Empreendedorismo (NEIs). Presentes nos 16 campi do IFPE e regulamentados de forma inédita pelo Instituto, através da Resolução CONSUP/IFPE n.152, de 22 de setembro de 2022, os NEIs são núcleos de promoção, planejamento e execução de ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo, tendo como base a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, inovação e extensão e para a transversalidade da internacionalização no IFPE.  O objetivo é promover a educação empreendedora no IFPE, fomentando o desenvolvimento de ações que articulem a participação de servidores, estudantes e egressos.

“Nós estamos fazendo um trabalho de excelência junto ao Porto Digital, Sebrae/PE e outros, através de acordos de cooperação, que contribuem para projetos de pesquisa e extensão. Isso aguça o empreendedorismo inovador. Quando a gente cria essa cultura empreendedora, os estudantes se engajam para participar de pesquisas como essa. Que esse prêmio nacional sirva de referência para que outros Institutos Federais venham a desenvolver NEIs, como o IFPE. Nós desejamos atuar no Nordeste, no Brasil e no mundo”, destaca o Diretor de Extensão do IFPE, Fernando Coelho.

Atualmente, o IFPE possui 4 empresas juniores, nos campi Recife, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns e Pesqueira, além de uma incubadora sediada no Campus Olinda, que atende aos nossos 16 campi. Dessas, duas já são reconhecidas oficialmente pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (FEJEPE), que é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento, regulamentação e representação das empresas juniores do estado.

“A FEJEPE é o principal disseminador do Movimento Empresa Júnior (MEJ) em Pernambuco e sua atuação estabelece uma relação entre os estudantes, órgãos públicos e privados e o mercado. Atualmente, existem 42 empresas juniores em Pernambuco, duas são do IFPE. Essa edição da pesquisa IES Empreendedoras 2023 é um grande marco, porque é a primeira vez que os Institutos Federais participam. E o resultado do IFPE foi muito alto, o que demonstra como o Instituto está bem”, avalia Brenda Bezerra, Diretora de Expansão da FEJEPE e Coordenadora Regional do IES Empreendedoras.

Parceira do IFPE, através da Pró-Reitoria de Extensão, a FEJEPE auxilia no desenvolvimento e estímulo dessas empresas juniores no Instituto, oferecendo uma consultoria especializada e suporte direto na diferentes áreas, como vendas, marketing, gestão etc. “Também promovemos eventos para capacitar e ser porta de entrada ao mercado de trabalho para estudantes, porque são momentos em que conectamos as empresas juniores com as empresas do mercado”, explica Brenda.

>> Acesse: