IFPE participa de e-book sobre internacionalização na Rede Federal

Material compõe celebração dos 15 anos dos institutos federais

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), lançou dia 07 de dezembro em Brasília, o livro “Vozes da Internacionalização”, uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal. O lançamento aconteceu  durante a Sessão Solene da Câmara dos Deputados Federais que homenageou os 15 anos da Rede Federal.

Intitulada “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores (as) da educação profissional, científica e tecnológica”, a publicação é digital e se caracteriza como um espaço de exposição de relatos de experiências de estudantes; egressos; servidores/as, além de estudantes e servidores/as oriundos de parceiros internacionais.

Um dos capítulos do livro foi escrito pelos estudantes William de Lemos Cassiano e José Felipe Florencio Monteiro Mariano, do curso de Engenharia Mecânica do IFPE-Campus Caruaru. Intitulado “Um momento que cada um vai levar com muito carinho”, relata sua experiência de mobilidade com uma instituição peruana parceira do IFPE. Outro capítulo foi escrito pelo professor do Campus Ipojuca, Thiago Victor de Oliveira Santos.  A narrativa descreve os impactos de sua experiência internacional em sua vida pessoal e profissional.

Além dos estudantes e do professor, participou, como organizadora do e-book, a professora Carol Bello, chefe do Departamento de Relações Internacionais (DRIN). “A publicação vem para reiterar a importância de ações de internacionalização nas instituições da Rede. Não apenas no que diz respeito ao próprio desenvolvimento da Rede Federal, mas, principalmente, para que possamos ofertar uma formação ainda mais completa e conectada aos desafios da sociedade”.

De acordo com a sinopse do livro, escrita por Ana Carolina Batista, diretora de Relações Internacionais do Conif, a obra “evidencia de que maneira o processo de internacionalização instalado na Rede Federal tem transformado a vida de estudantes e servidores, bem como impactado a realidade de comunidades e, quiçá, do mundo”.

Através das histórias publicadas, o público leitor pode conhecer de perto os desafios, as conquistas e os impactos transformadores da internacionalização no tripé ensino, pesquisa/inovação e extensão, a partir da visão de quem vivenciou esses processos.

O e-book amplia a visibilidade às ações internacionais e traz uma importante contribuição para o desenvolvimento das instituições e da Rede Federal. A proposta configura-se também como uma prestação de contas lúdica, à sociedade das atividades realizadas, do seu alcance e do seu impacto nas comunidades interna e externa.

O livro está disponível gratuitamente no site da Editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).