IFPE promove fórum com presença do Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida

Evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado do Pernambuco

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado do Pernambuco, promoveu na manhã desta quinta (31) o Fórum Conexão IFPE: Direitos Humanos e Igualdade. O evento foi realizado no auditório do Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife, região central da cidade, e teve como convidado especial o Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Além do Ministro, o Fórum contou a participação do reitor do IFPE, José Carlos de Sá; da governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra; da coordenadora de Políticas Inclusivas do IFPE, Laura Silva; das secretárias estaduais da Mulher, Mariana Melo; e de Direitos Humanos e Justiça, Lucinha Mota; e do babalorixá pai Ivo de Xambá. Também estiveram presentes representantes dos/as estudantes, dos/as professores/as, do corpo técnico-administrativos e gestores/as de todos os campi do IFPE, além de representantes da sociedade civil. A abertura do evento contou a apresentação cultural do terreiro de Xambá, o primeiro quilombo urbano do Norte-Nordeste e o segundo do país.

Em sua palestra, Sílvio ressaltou que não existe política nacional de Direitos Humanos sem envolver os estados, municípios, escolas, universidades, institutos, comunidades, movimentos sociais, porque é assim que se constrói a política. O ministro também destacou que sua vinda a Pernambuco marca o início de grandes parcerias: “Os institutos federais têm a possibilidade de serem um instrumento fundamental para aquilo que eu considero um grande salto para a política nacional de Direitos Humanos, que é a capilarização, ou seja, a possibilidade dessa política se estender para todos os cantos do país”.

Durante o evento, o ministro participou da assinatura do protocolo de intenções entre o IFPE e o governo de Pernambuco para a execução de ações de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para um programa de formação e qualificação profissional de pessoas egressas do sistema prisional.

De acordo com o reitor José Carlos, a inclusão e a diversidade passaram a ser objetivos estratégicos do plano de desenvolvimento institucional do instituto, comprometido com a prática cidadã, a formação humana e a missão de transformar a vida das pessoas. “Espero que possamos caminhar juntos e dar nossa contribuição para uma sociedade mais justa onde todos, todas e todes tenham seus direitos garantidos. Os institutos federais são espaços onde é possível fomentar políticas públicas de direitos humanos, e estamos de braços abertos para acolher esses projetos”. Raquel Lyra agradeceu a parceria estabelecida com o IFPE, e disse estar disposta a construir coletivamente outras iniciativas como essa. “Tenho expectativa de mudar a realidade de Pernambuco, e o fato de sermos o pior sistema prisional do Brasil. Isso é sobre como a gente pode se dar as mãos para virar esse jogo”.

No encontro, a coordenadora de Políticas Inclusivas do IFPE, Laura Silva, reforçou a importante função dos servidores e servidoras da área de educação no fortalecimento e na criação de condições para que os/as estudantes possam questionar sua realidade, se tornando pessoas críticas e criativas, principalmente os alunos e alunas pertencentes aos grupos de minoria. “A função do IFPE é abraçar esses grupos que foram historicamente excluídos do processo educativo e ofertar educação de qualidade. Estamos diante de uma instituição centenária, que traz ainda consigo questões conservadoras, mas que todos os dias devemos e podemos fazer mudanças significativas. Fazer, por exemplo, uma educação antirracista, principalmente dentro da sala de aula. É preciso construir possibilidades e abrir o caminho para os que virão”.

>>> Clique aqui para conferir o Fórum Conexão IFPE: Direitos Humanos e Igualdade na íntegra.