IFPE promove II Seminário de Assistência Estudantil e I Seminário de Alimentação e Nutrição Escolar

Campus Garanhuns sedia a edição de 2023

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promoveu a solenidade de abertura do II Seminário Integrado de Assistência Estudantil e do I Seminário de Alimentação e Nutrição Escolar. A cerimônia aconteceu nesta quarta (4), às 14h, no Miniauditório do Campus Garanhuns do IFPE, sede do evento este ano, que está reunindo gestores/as e equipes multidisciplinares que atuam na Assistência Estudantil nos 16 campi, Reitoria e EAD, do instituto.

Estiveram presentes na abertura, de maneira remota, o reitor do IFPE, José Carlos de Sá, e a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do IF-Sertão Pernambucano, Maria Leopoldina Veras Camelo. Ainda na mesa de honra, porém presencialmente, o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral Nascimento, a diretora de Assistência Estudantil do IFPE, Nathália da Mata Atroch e a Nutricionista do Campus Caruaru e Coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, Mônica Gomes.

A banda do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Garanhuns, coordenada pelo professor Osman Santos, preparou uma apresentação de boas-vindas para uma recepção afetiva dos participantes dos seminários, com clássicos da Música Popular Brasileira, que antecedeu a formação da mesa de honra.

Entre as pautas trazidas nesta edição estão: os desafios do Programa de Alimentação e Nutrição Escolar na Rede Federal; dinâmica de trabalho da equipe multiprofissional do IFPE; execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); plano de combate à violência nas escolas; políticas inclusivas das populações LGBTI+, Indígenas e Quilombolas no IFPE e indicadores de monitoramento da Assistência Estudantil.

A diretora de Assistência Estudantil do IFPE, ressaltou as dificuldades impostas à atuação da Assistência Estudantil nos últimos anos, com grandes cortes de orçamento que prejudicaram a implementação das políticas de educação. “Lidamos com o grande desafio que é dar suporte aos nossos estudantes, permitindo a permanência e êxito de cada um. A proposta é que desse encontro possamos elaborar conjuntamente um plano para atuação da Assistência Estudantil do IFPE.”, destacou Atroch.

O reitor do IFPE explicou que mesmo diante das dificuldades para atender a todo o publico da instituição, a reitoria e a DAEE trabalham para a inclusão efetiva do IFPE no cenário da alimentação escolar. “A proposta é promover uma alimentação de qualidade e assegurar a garantia de direitos básicos, como alimentação e educação pública de qualidade.”, elucidou José Carlos.

II Seminário de Assistência Estudantil e I Seminário de Alimentação e Nutrição Escolar seguem até a próxima sexta-feira (6). Para conferir a programação completa, acesse aqui.