IFPE promove lançamento de livro do professor Gaudêncio Frigotto em noite prestigiada no Recife

Lançamento de “O Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica” aconteceu na Fundaj do Derby

Foi uma verdadeira aula de história. E daquelas que seguram a atenção de quem está assistindo, do primeiro ao último minuto. O professor doutor Gaudêncio Frigotto, uma referência na educação brasileira, analisou os determinantes culturais, políticos, econômicos e legais que reiteram historicamente a negação do Ensino Médio para a juventude brasileira. Um privilégio para quem esteve presente no Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, localizado no Derby, para prestigiar o lançamento do livro “O Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica”, de autoria de Gaudêncio Frigotto e editado conjuntamente pela Editora Expressão Popular e pelo Laboratório de Políticas Públicas (LPP)/EDUERJ. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe), em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e com apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

“O Ensino Médio é a etapa de formação científica e cultural crucial na possibilidade, ou não, da conquista da cidadania política e econômica pela juventude. E essas dimensões estão relacionadas ao projeto de sociedade que se almeja para o país. E este livro, produzido durante cinco anos de pesquisa, está sendo lançado no momento histórico em que novamente se coloca o desafio de renascer das cinzas para lutar pela revogação do ‘Novo Ensino Médio’”, explanou Frigotto, que também respondeu a perguntas de professores e estudantes presentes.

A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, que presidiu a mesa, fez questão de ressaltar a importância do professor Gaudêncio para a educação brasileira. “Uma noite especial para todes. E tendo aqui a oportunidade de dialogar com um ícone da educação brasileira. Quando tive o privilégio de, na ocasião do meu primeiro curso de especialização, o monitor da turma era Gaudêncio, na Fundação Getúlio Vargas. E, posteriormente, convivi com Gaudêncio na Anped, quando fomos vice-presidentes na gestão do grande Neidson Rodrigues (in memoriam). Gaudêncio é uma pessoa maravilhosa do ponto de vista humano. Também um grande intelectual, um dos maiores intelectuais que temos na educação”, afirmou.

Fizeram parte da mesa a professora Marília Cibele, representante da professora Ivete Caetano, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe); a professora mestra Carol Bello, representante do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE); e o professor Paulo Rocha, presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE).

A professora Carol Bello, representante da reitoria do IFPE, destacou que “era uma alegria ter Frigotto em Pernambuco em articulação com os movimentos sociais”. O evento também contou com a presença de Vitória Santos, representante do Grêmio Livre do IFPE-Campus Recife Capivaras da Resistência. “É necessário denunciar os ataques à educação e Frigotto representa a luta pelo fortalecimento dos Institutos Federais”, destacou a estudante.

Sobre o autor

Gaudêncio Frigotto tem experiência na área de educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente nos temas sobre trabalho, educação básica e educação técnica e profissional na perspectiva da politecnia. Orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos. Publicou 61 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, é autor ou coautor de mais de 20 livros e publicou 70 capítulos de livros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundaj