Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE promove Olimpíada de Astronomia em cerca de 50 cidades pernambucanas

IFPE promove Olimpíada de Astronomia em cerca de 50 cidades pernambucanas

Evento idealizado pelo professor Guilherme Pereira está na quinta edição
por publicado: 23/10/2019 11h11 última modificação: 23/10/2019 11h11

A prova das Olimpíadas Pernambucanas de Astronomia e Astronáutica (OPA) promovida pelo IFPE foi realizada na sexta feira (18) em mais de 50 cidades espalhadas pelo estado. A quinta edição do evento reúne 82 escolas de Ensino Médio, sendo 44 públicas estaduais, 32 privadas e seis campi de institutos Federais.

A correção dos exames já começou. Serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze aos estudantes com melhor desempenho. A premiação deve acontecer em cada uma das escolas a partir da segunda quinzena de novembro. No IFPE, a cerimônia também incluirá a entrega das medalhas dos estudantes do Instituto premiados na última edição da olimpíada nacional.

A OPA é um projeto de Extensão do IFPE idealizado e coordenado pelo professor Guilherme Pereira. Trata-se da única olimpíada estadual de Astronomia no Brasil e serve de apoio aos estudantes para a Olimpíada Nacional, a ser realizada em Maio do ano que vem, além de revelar os valores científicos contidos em nossos estudantes secundaristas.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria Estadual de educação, UFPE, Espaço Ciência, CECINE-UFPE, Departamento de Física da UFPE e da Associação de Professores de Física de Pernambuco.