IFPE promove Seminário de Planejamento Institucional 2025

Evento foi organizado pela Prodin e reuniu gestores/as da Reitoria de forma imersiva de 16 a 18 de setembro no Recife

Entre os dias 16 e 18 de setembro, o IFPE promoveu a primeira etapa do Seminário de Planejamento Estratégico Institucional 2025. O evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire e reuniu gestores e gestoras da Reitoria para debater, de forma sistemática e imersiva, os desafios vivenciados pelas áreas e ações desenvolvidas no atual ciclo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), assim como estratégias do planejamento para a gestão do reitor José Carlos de Sá.

“Nosso grande desafio é fazer um plano de ação realista, que realmente atinja esses objetivos, para que a gente possa responder a comunidade sobre o compromisso que assumimos com o Plano de Gestão e PDI. Este ano, temos um ineditismo com o modelo de imersão, por ter tirado os/as gestores/as dos seus espaços e levado pra um lugar onde todo mundo focou na realização do planejamento. Foi um momento muito importante e rico em termos de participação e transparência, um espaço de jogo aberto, onde as pessoas puderam colocar suas impressões sobre as demandas e desafios da instituição e de seus próprios setores. Entendemos que é fundamental ter um diagnóstico para poder agir”, destacou o reitor.

Assistência Estudantil

Outra novidade dessa edição do Seminário foi a exposição e análise dos dados de uma pesquisa realizada com mais de 10 mil estudantes conduzida pela Comissão de Permanência e Êxito, presidida pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE). “O interessante e até histórico é que a gente conseguiu fazer a escuta de mais de 10 mil estudantes, através de respostas de formulários que foram aplicados através do Q-Acadêmico. A ideia é que a gente consiga fazer um planejamento estratégico institucional de fato materializado numa resposta a esses indicativos que os/as estudantes nos colocaram no formulário e que a gente consiga transmitir essa escuta e esse acolhimento através de novas ações da Assistência Estudantil do IFPE”, avaliou Nathalia da Mata, Diretora de Assistência ao Educando (DAE) do IFPE.

Além dela, o primeiro dia de programação contou com apresentações sobre as áreas de Avaliação, Monitoramento, Controle e Integridade, com a Coordenadora da Controladoria, Maria Dayana Lopes, o Titular da Auditoria Interna Geral, David Vilela, e o Analista de Sistemas Jobson Tenório; Ensino, com a Pró-Reitora de Ensino (PRODEN) em exercício ,Magadã Lira, e o Assessor de Programas e Projetos Educacionais, Emílio Vieira de Sousa; Pesquisa com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPESQ) em exercício, Gabriela Falcão, o Diretor de Pesquisa, Flavio Albuquerque, e o chefe do Departamento de Inovação e Tecnologia, Allan Lima.

Tecnologia da Informação

Já as intervenções do segundo dia colocaram no centro do debate as áreas de Extensão, com a Pró-Reitora de Extensão (PROEXT), Laura Silva, e o Diretor de Extensão, Vilmar Santos; Internacionalização com a Chefe do Departamento de Relações Internacionais (DRIN), Carol Bello; Comunicação, Editorial, Imagem Institucional e Eventos com a Chefe do Departamento de Comunicação (DCOM) em exercício, Rafaela Vasconcellos, além de Tecnologia da Informação, considerada uma das áreas prioritárias, sob a condução do Diretor de TI Jobson Tenório. Para ele, “o olhar dado para a TI no Seminário de Planejamento é essencial, pois fortalecer a infraestrutura tecnológica e promover a inovação contribui diretamente para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão, ampliando o alcance e a qualidade das iniciativas acadêmicas e institucionais”, defendeu o gestor.

Integração e Desenvolvimento Institucional

No terceiro e último dia de programação, foram debatidas as áreas de Orçamento, Finanças, Patrimônio, Produção, com o Pró-Reitor de Administração (PROAD) César Santiago; Infraestrutura, Obras e Projetos de Engenharia e Arquitetura, com a Diretora de Obras e Projetos (DOP) Virgínia Gouveia; Pessoas, com a Diretora de Gestão de Pessoas (DGPE) com Tâmara Lopes e Planejamento, Integração e Desenvolvimento Institucional com a Pró-Reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional  (PRODIN) Juliana Andrade, organizadora do evento.

“O Seminário de Planejamento, realizado ao longo desses três últimos dias, foi um momento ímpar para o alinhamento institucional. Num formato inédito, os/as gestores/as da Reitoria tiveram a oportunidade de apresentar suas estruturas, equipes, processos, dificuldades e desafios previstos para o próximo ano. Além disso, pudemos conhecer o progresso na execução do PDI 2022-2026, com a revisão das ações realizadas nos anos de 2022, 2023 e 2024. O Seminário promoveu uma forte integração entre a equipe gestora, reforçando a união e o compromisso com o fortalecimento da nossa instituição e com a causa maior que nos une, a educação pública”, avaliou a Pró-Reitora Juliana Andrade.

A próxima etapa do Seminário de Planejamento Estratégico Institucional 2025 acontecerá de 02 a 04 de outubro com a participação de gestores/as da Reitoria e Diretores/as-Gerais dos 16 campi e EaD do IFPE.

Sobre o PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é uma ferramenta estratégica de planejamento e gestão, que considera a identidade do IFPE no que diz respeito a sua missão, visão e valores. Com uma construção conjunta e democrática, o documento conta a participação da comunidade do IFPE e se baseia numa perspectiva holística, que considera a análise e avaliação da situação atual do Instituto até a constituição de diretrizes para promover o desenvolvimento acadêmico, organizacional e físico do IFPE.

Acesse o PDI 2022-2026 aqui