Início do conteúdo

IFPE prorroga cronograma do edital de bolsas para projetos de extensão tecnológica

Submissão de propostas poderá ser feita até o dia 04 de agosto


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) prorrogou, nesta segunda (28), o cronograma do Edital de Projetos e Bolsas para Extensão Tecnológica (EPEX-ET), que tem o objetivo de estimular a criação de projetos de extensão com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas e na sua disponibilização à sociedade e ao mercado.

A iniciativa visa conectar o IFPE com instituições componentes dos arranjos produtivos locais das regiões onde os campi estão instalados. Dessa forma, os projetos deve prever atividades práticas de extensão que ajudem a desenvolver uma tecnologia demandada por uma instituição do setor econômico dessas regiões.

O projeto deverá ser desenvolvido em duas fases:

• Fase 1: curso de imersão em tecnologia demandada pela instituição parceira, e que será utilizada para o desenvolvimento da fase 2 com duração mínima de um mês e carga horária mínima de 20h;
• Fase 2: execução das atividades práticas de extensão a serem desenvolvidas pelos alunos bolsistas, sob coordenação do coordenador e acompanhada pela instituição parceira, com duração de três meses.

É elegível para receber bolsa de extensão o/a estudante regularmente matriculado/a de qualquer curso de nível médio, técnico e superior. Cada projeto será contemplado com até três bolsas, desde que seja duas de nível superior e uma de nível médio; ou uma de nível superior e duas de nível médio; ou três de nível médio. O valor será de R$ 700 para os cursos de nível superior; e de R$ 500 para os cursos técnicos.

SUBMISSÃO – Agora, a submissão de propostas poderá ser feita até o dia 04 de agosto, por formulário eletrônico disponível aqui.

O projeto deverá ser submetido por servidor/a docente ou técnico-administrativo com nível superior, ativo, vinculado ao IFPE e responsável pelo plano de trabalho. Cada servidor/a pode coordenar apenas uma proposta, sendo permitida a inclusão de colaboradores/as.

A proposta deve envolver ao menos uma instituição parceira do arranjo produtivo local do campus da proposta e envolver o desenvolvimento de ao menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada projeto poderá submeter até cinco planos de atividades, sendo até três para estudante bolsista e até dois para estudante voluntário/a.

É necessário a apresentação de carta de anuência da instituição parceira para a execução do projeto, incluindo a concordância com o curso de capacitação para até 30 estudantes (não devendo ser inferior a 10 por turma), garantindo até 5 vagas para funcionários da instituição parceira, com duração de pelo menos um mês.

Também é preciso enviar o plano de trabalho com as atividades do projeto a ser executado por até três estudantes bolsistas (máximo de dois de superior e um de técnico) e até dois voluntários (superior ou técnico) junto à entidade parceira, com duração de três meses. A carta de anuência deve ser juntada ao documento do projeto e planos de atividade.

Vale destacar que as propostas apresentadas deverão estar claramente caracterizadas como projeto de extensão tecnológica, e dentro do limite máximo de 10 páginas, incluindo a capa e as referências, em formato PDF. Os planos de atividade e a carta de anuência não contam nesse limite.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email: dext@reitoria.ifpe.edu.br

>> Confira o edital completo

>> Acesse os anexos:

ANEXO I-Modelo de projeto e Planos de trabalho

ANEXO II – Anuência da Gestão

ANEXO III – Cadastro de estudante bolsista e voluntário

ANEXO IV – Critérios para Análise do Projeto

ANEXO V – Cronograma retificado 

ANEXO VI – Frequência do estudante

ANEXO VII – Relatório final

 

Fim do conteúdo