Início do conteúdo

IFPE publica edital para emissão dos certificados do Encceja 2023

A emissão dos certificados e das declarações poderão ser feitas a partir do dia 02/01/2024


A Pró-reitoria de Ensino (Proden) divulgou, nesta terça-feira (02), o edital nº 54/2023, que estabelece as regras para certificação de conclusão do Ensino Médio e para emissão de declaração de proficiência com base nos resultados obtidos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2023).

A emissão dos certificados e das declarações poderão ser feitas, gratuitamente, a partir do dia 02/01/2024. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico https://certificadoencceja.ifpe.edu.br/ e informar o CPF e data de nascimento. A solicitação e a concessão dos documentos será feita digitalmente. Serão certificados os participantes do Encceja a partir de 2017.

Cada certificado conterá uma chave de autenticidade única, o nome do interessado e o local para a sua assinatura, bem como a assinatura digital do reitor do IFPE. A verificação de autenticidade dos certificados emitidos pelo Instituto poderá ser realizada através do sítio eletrônico https://certificadoencceja.ifpe.edu.br/validar/.

O certificado de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no Encceja é o documento que reconhece que o educando cumpriu as exigências mínimas de todos os componentes curriculares que integram o núcleo comum atual do Ensino Médio. Já a declaração parcial de proficiência é o documento que comprova que o participante conseguiu obter a pontuação mínima em alguma(s) das áreas avaliadas pelo Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é realizado anualmente e os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos no ato da inscrição do Exame.

Para conferir o edital que regulamenta a certificação de conclusão do Ensino Médio com base no Encceja, clique aqui.

Para mais informações sobre o ENCCEJA acesse aqui a página do MEC/INEP.

Fim do conteúdo