Início do conteúdo

IFPE publica retificação do edital de seleção do SiSU

Inscrições seguem agora até quarta (14). Outras datas do cronograma também foram alteradas


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021.1. Diante dessa alteração, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) publicou na segunda-feira (12), o edital retificado do processo seletivo via Sisu para os cursos superiores da Instituição. 

Com a prorrogação, os estudantes terão até as 23h59 da próxima quarta-feira (14) para se inscrever no Sistema. Anteriormente, o prazo terminaria na última sexta-feira (9). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site: http://sisu.mec.gov.br

Poderão participar do processo seletivo candidatos que tenham participado da edição 2020 do ENEM, e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC n° 391, de 7 de fevereiro de 2002, e que não tenham participado do Enem na condição de “treineiro”.

Os candidatos já inscritos devem confirmar as suas opções de cursos selecionados no ato da inscrição. A conferência dessas informações é importante, sobretudo após a inclusão no sistema das notas dos candidatos que fizeram o Enem na condição de privados de liberdade. Além disso, os candidatos que se inscreveram anteriormente terão como visualizar as suas classificações parciais nas próximas divulgações de nota de corte, geradas diariamente pelo sistema de inscrição do Sisu

Com a mudança no cronograma e a retificação do edital do IFPE, a data de divulgação do resultado passou a ser 16 de abril. O novo prazo para a matrícula dos selecionados nessa chamada regular será de 19 a 23 de abril. Quem não for selecionado nessa chamada, vai poder participar da lista de espera para concorrer às vagas remanescentes que venham a surgir durante o processo seletivo. O prazo para manifestar interesse em participar dessa etapa do Sisu será de 16 a 23 de abril.

Será convocado para formalização de matrícula somente o quantitativo exato de candidatos correspondente ao número de vagas disponíveis em cada curso e turno, campus e modalidade de concorrência, seguindo classificação em ordem decrescente de acordo com a pontuação obtida no Enem 2020. A partir do resultado da manifestação de interesse, serão realizadas três convocatórias para matrícula, sendo necessário o candidato observar o cronograma (ANEXO B) descrito no edital retificado.

Vagas – O IFPE oferta, ao todo, 465 vagas em 11 cursos superiores presenciais com ingresso no segundo semestre letivo deste ano nos campi Recife e Pesqueira. No Recife, as oportunidades são nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (34 Vagas), Design Gráfico (40 Vagas), Engenharia Civil (40 vagas), Engenharia Mecânica (35), Gestão Ambiental (40 vagas), Radiologia (36 vagas), Gestão De Turismo (matutino, 40 vagas, e noturno, 40 vagas). Em Pesqueira, as opções são os cursos de Enfermagem (40 vagas), Engenharia Elétrica (40 vagas), Física (40 vagas) e Matemática (40).

Cotas – A instituição reserva 60% do total de vagas por curso/turno para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Dentre os egressos da escola pública, há ainda subcotas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Mais informações e dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: sisu@reitoria.ifpe.edu.br

 >> Acesse o edital retificado

>> Confira abaixo o novo cronograma:

Inscrições: Prorrogadas até 14 de abril;

Resultado da chamada regular: 16 de abril;

Matrícula: de 19 a 23 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril;

Convocação dos candidatos da lista de espera: A partir de 27 de abril.

Fim do conteúdo