IFPE reafirma apoio às medidas restritivas para contenção do coronavírus

Será priorizado o modo remoto das atividades acadêmicas e administrativas durante o mês de março

Nota Oficial

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) vem a público reforçar o apoio à intensificação das medidas restritivas para o controle da pandemia do Coronavírus. Diante da alta crescente do número de contaminados, dos números recordes de mortos no período de 24 horas, da descoberta de novas variantes do vírus e da sobrecarga dos sistemas de saúde, o cuidado deve, indiscutivelmente, ser redobrado.

Nesse contexto, resguardado pela legislação vigente, que delega à gestão da instituição a decisão final quanto ao modelo de trabalho a ser adotado, em observância às condições sanitárias locais, o IFPE priorizará realizar de modo remoto as atividades acadêmicas e administrativas durante o mês de março. Assim, caberá à gestão de cada campus e à Diretoria de Educação à distância, em diálogo com sua comunidade, definir as atividades que precisam permanecer acontecendo de maneira presencial, ou, ainda, se todas podem ser realizadas remotamente.

O IFPE ratifica o compromisso de agir com responsabilidade e segurança, em prol da saúde e da vida. O momento pede cautela e rigidez. Por isso, em consonância tanto com as demais instituições públicas de ensino superior de Pernambuco, quanto com as decisões do governo do estado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco apoia a adoção de medidas restritivas mais severas, como as que já foram tomadas em outros momentos da pandemia e refletiram-se numa queda real do número de mortos e contaminados pelo Coronavírus.

Durante todo o tempo em que se vem lidando com a disseminação da Covid-19, o IFPE não perde de vista a sua principal missão: a transformação de vidas através da educação. Ainda que em meio às adversidades impostas pela pandemia, a instituição permanece buscando as melhores alternativas para manter esse compromisso. E assim continua: o calendário acadêmico dos campi segue com as dinâmicas já estabelecidas, visando ao menor prejuízo possível para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Que brevemente todas as atividades presenciais possam ser retomadas com segurança e tranquilidade. Para isso, conta-se com a celeridade da vacinação e com uma maior eficiência das medidas sanitárias de contenção do vírus. Apenas com o suporte e a atenção de todos os atores sociais essa pandemia será vencida.

Recife, 04 de março de 2021.

José Carlos de Sá

Reitor do IFPE