IFPE realiza missão internacional na Espanha e Portugal

Visitas fazem parte das Ações de Internacionalização em Casa

Entre os dias 28/03 e 01/04, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio do Departamento de Relações Internacionais (DRIn), participou de missão internacional na Espanha, onde estão sendo visitadas instituições de educação cujas relações podem resultar em atividades para toda a comunidade acadêmica. Com intuito de garantir propostas mais efetivas para a missão, o DRIn realizou uma consulta prévia para identificar o interesse dos docentes em realizar ações de Internacionalização em Casa (IeC) ligadas às áreas de Agrícolas, Indústria 4.0, Turismo, Hospitalidade e Lazer, e Meio Ambiente.

Carol Bello, do DRIn, e Flávio de Sá Cavalcanti, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq), representantes do IFPE na missão, foram acompanhados, no dia 28/03, por Elena Argudo, Diretora de Projetos e Atendimento ao Associado da FPEmpresa – associação que congrega 400 centros e Institutos de Formação Profissional da Espanha. Durante a visita, foram conhecidas as instalações do Centro de Capacitación Agraria, um dos associados da FPEmpresa, e alguns de seus projetos que estão diretamente relacionados à sua oferta formativa: Técnico Superior em Educação e Controle Ambiental, Técnico Superior em Paisagismo e Meio Rural, Técnico Superior em Gestão Florestal e do Meio Rural. Além disso, foi apresentado o IFPE aos participantes. “A visita nos permitiu vislumbrar uma parceria para replicação de alguns projetos do Centro no IFPE, como, por exemplo, o Projeto Tree City, que pode ser temática de interação entre os docentes e estudantes do IFPE e do Centro espanhol”, ressalta Carol.

Foi realizada também uma visita à IES Hotel Escuela, onde foi possível conhecer as instalações, compreender sua oferta de cursos e a preocupação com a prática durante a formação dos estudantes. Nesta IES, são ofertados cursos de nível médio e superior nas áreas de Turismo e Hotelaria. “Em conversa com Arantxa Mota Iglesias, professora da escola e responsável pelos programas de mobilidade, assumimos o compromisso de realizarmos encontros entre os docentes do IFPE e os do Hotel Escuela para que possamos construir atividades em conjunto”, destaca a chefe do DRIN. A agenda compreendeu ainda visitas a Universidade Politécnica de Madrid e Universidade de Salamanca.

Dando continuidade à missão, a equipe do IFPE seguiu posteriormente para Portugal, onde participa, entre os dias 04 e 06/04, do Seminário Luso-brasileiro, organizado pelo: Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP), Conif, DRIn e pela coordenação do Fórum de Internaciolização (Forinter), que será realizado no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Além disso, será feita, nos dias 07 e 08/04, uma visita técnica ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG), na Guarda, ao Instituto Politécnico do Porto (P.Porto) e ao Instituto Pernambuco Porto. Acordos de cooperação técnica serão assinados com o IPB, o IPG e o P.Porto.

De acordo com Carol Bello, a realização da missão do IFPE na Espanha acontece em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e cumpre uma agenda de prospecção de novas parcerias esse país, o qual ainda não se tem relações firmadas. “A FPEmpresa, que reúne centros e institutos de formação profissional no país, é nossa anfitriã em parte das atividades. Tais centros e institutos têm características muito semelhantes aos institutos federais. A aproximação do Conif com a FPEmpresa aconteceu recentemente, e o IFPE e o IFAL serão os primeiros membros da Rede Federal a prospectar ações com as instituições espanholas. Atuarão, com o aval da Assessoria de Relações Internacionais do Conif, também em nome da Rede. A agenda de Portugal reforça uma parceria exitosa e lança novos planos de trabalho que consideram a Internacionalização em Casa (IeC) como foco das atividades a serem realizadas, a princípio, entre as instituições”, esclarece.