IFPE realiza VII Seminário de Agroecologia e VI Seminário de Educação do Campo

Evento aconteceu nos campi Afogados da Ingazeira e Garanhuns.

Nos dias 7 a 9 de maio,  o IFPE realizou o VII Seminário de Agroecologia e o VI Seminário de Educação do Campo nos Campi Garanhuns e Afogados da Ingazeira. O tema deste ano foi “Agroecologia e Educação do Campo para Adiar o Fim do Mundo”.

Com a proposta de gerar um ambiente de diálogo sobre a educação do campo e a agroecologia, o evento contou com a presença do Reitor José Carlos de Sá e com a de outras personalidades nacionais e internacionais.

Programação

No primeiro dia do evento (07/05), em Garanhuns, contamos com a presença de Evandro Medeiros (SECADI/MEC), Clarice Santos (PRONERA/UNB), José Nunes (ABA/UFRPE), José Maria Tardim (Escola Latino-americana de Agroecologia/MST) e Évio Galindo (IFPE) para o seminário “Agroecologia e Educação do Campo para Adiar o Fim do Mundo”.

Dia 08 de maio, aconteceu o diálogo sobre “As experiências dos povos e das comunidades para criar a soberania alimentar” no campus Afogados da Ingazeira com os seguintes convidados: Elizângela Silva (MTST), Ivo Marinho (IFPE), Maria das Dores (MOÇA), Narciso Bassols (SIN/México) e Maria Gomes da Silva (MST). No mesmo dia, também ocorreu, no Cine São José, um debate acerca da agrofloresta apresentado por Araê Lombardi (MAB).

“A Soberania Alimentar e a Educação do Campo” foi o tema do dia 08 em Garanhuns, que recebeu Loudes Silva (IFCE), Lourdes Lira (MMTR-PE), Mayara Dalla Lana (IFPE) e Vilmar Lermen (Agrodóia) para dialogar sobre o tema no Centro de Formação da FETAPE. No dia seguinte, o local recebeu o debate sobre “A Soberania Alimentar dos Povos do Campo, das Florestas e das Águas: Ensinamentos”. Bruno Malheiros (UNIFESSPA), Edvanea Kehrle (FUNAI), Iran Ordônio (Povo Xukuru do Ororubá) e Márcia do Angico (Comissão Quilombola de Pernambuco) participaram desse momento.

Já em Afogados da Ingazeira, o último dia recebeu Abdulrazak Karriem (Universidade de Western Cape/ África do Sul), Romier Souza (IFPA), Kenneth Cubillo (Universidade Nacional/ Costa Rica), Maria Amélia (IFPE) e Andrés Wehrle Rivarola (Federación de Escuelas Agrícolas y Centros de Capacitación/ Paraguai) para debater sobre o tema “Caminhos para a Educação do Campo na América Latina e na África”.

Todo o evento foi transmitido no canal do YouTube do IFPE. Confira!

7° Seminário de Agroecologia – Agroecologia e Educação do Campo para adiar o fim do mundo – 07/05

7° Seminário de Agroecologia – A soberania alimentar e a Educação do campo do semiárido –  08/05

7° Seminário de Agroecologia – A Soberania alimentar dos povos do campo, das florestas e das águas – 09/05