IFPE recebe professora visitante do programa American English Fellow

A docente Judith Otterburn atuará no instituto durante todo o ano de 2020

Na tarde desta última quinta (27), a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, se reuniu com a professora americana Judith Otterburn, que integra o programa American English Fellow, de responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos e realizada pelo Relo Office – Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada. O encontro contou também com a presença de Jussara Pimentel, Assessora de Relações Internacionais do IFPE; Thiago Câmara, Coordenador do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE); Ana Patrícia, Pró-Reitora de Extensão (Proext); Allan Lima, Diretor de Extensão da Proext; e Eloá Fernandes, Secretária Executiva da Proext.

A reunião teve como objetivo conversar sobre a parceria, em 2020, entre o IFPE e a docente americana, por meio do programa American English Fellow. Judith atuará no primeiro semestre no Campus Cabo de Santo Agostinho, e no segundo semestre no Campus Jaboatão dos Guararapes, ministrando aulas de inglês no CELLE. A professora promoverá também a criação de um clube de conversação para estudantes e servidores dos campi; assumirá o componente de Inglês Instrumental em cursos técnicos e de graduação; e trabalhará na implantação do EMI (English as a Medium of Instruction), auxiliando professores da área técnica em cursos de graduação a ministrarem seus componentes em Língua Inglesa.

Otterburn também oferecerá, na Reitoria, cursos extra de escrita científica e apresentação de trabalhos acadêmicos aos servidores de todo o Instituto, mas ainda sem data prevista. Para Judith, foi uma honra ser escolhida como professora visitante pelo programa: “Será muito importante e valioso compartilhar esse conhecimento e experiência, mas pretendo também aprender com os professores e estudantes daqui. Isso me tornará uma profissional melhor, e vou poder retornar ao meu país como essa nova experiência, nova cultura”, destaca.

Segundo a reitora, a internacionalização hoje é uma premissa para o desenvolvimento institucional, em especial para pesquisa, ensino e extensão. “A questão da linguagem é fundamental em um país continental como o nosso. Nós promovemos essas competências em outras línguas para que se possa ir criando a ideia de que outras linguagens são necessárias para a formação das pessoas. Nesse sentido, estamos aderindo a vários programas e ações de interlinguismo, fortalecendo cada vez mais a cultura de internacionalização no IFPE”, ressalta Anália.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa coloca educadores qualificados nos EUA com Mestrado em Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas (Tesol) ou Linguística Aplicada em universidades, Secretarias de Educação e outros centros de educação em todo o Brasil. Os fellows compartilham seus conhecimentos, adquirem experiência internacional e profissional e aprendem sobre as culturas do Brasil.