IFPE recebe visita da Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos

Em evento aberto ao público, foi apresentado um panorama da pesquisa e inovação do instituto

Pela primeira vez, o IFPE recebeu a pessoa responsável pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A ministra Luciana Santos esteve no instituto na tarde da última terça, dia 18, e foi recebida pelo reitor José Carlos de Sá, gestores da reitoria e diretores gerais dos campi, além de estudantes e pesquisadores. Após reunião no gabinete da reitoria, onde foi ressaltada a disponibilidade do ministério em colaborar com o Instituto,  Luciana assistiu a uma apresentação do panorama da pesquisa e inovação no IFPE no auditório do Campus Recife, guiada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq), Mário Monteiro. Ao todo são 198 projetos de pesquisa cadastrados no IFPE, que registra 75 grupos de pesquisa com 415 pesquisadores.

No palco, além da ministra, do reitor e do pró-reitor, estavam a diretora geral do campus Olinda, Luciana Tavares, e o diretor geral do Campus Recife, Marivaldo Rosas. “Fico muito honrada em poder estar aqui, representando as mulheres, e dizer que a pesquisa, o ensino e a extensão estão num momento de grande plenitude. A gente consegue perceber que faz a diferença. Ver os nossos estudantes com projetos para o futuro, falando de pesquisa e sonhos que vão realizar”, declarou a gestora do Campus Olinda, cidade onde a Ministra da Ciência e Tecnologia construiu parte importante de sua carreira política.

“Para além dos compromissos oficiais, eu aprendi a fazer política nas bancas e nos corredores das universidades públicas. Apesar de não ter sido aluna, me sinto em casa no IFPE”, relembrou a ministra Luciana Santos. Ao celebrar o novo momento do país, com o reconhecimento das instituições de ensino e incentivo ao desenvolvimento da educação pública, a ministra rememorar toda a disponibilidade orçamentária da pasta, ressaltando os avanços já estabelecidos nesses primeiros meses de governo, como o aumento das bolsas do CNPQ. Com a recomposição do fundo nacional de ciência e tecnologia, ela garantiu que mais investimentos devem ser direcionados aos institutos federais a partir da abertura de editais nos próximos meses.   “Nesse novo tempo, a ciência, a tecnologia e a inovação são pilares para o nosso desenvolvimento. São políticas de estado estratégicas para nos tornarmos um país com qualidade de vida. As universidades e os institutos federais não são espaços de balbúrdias, são espaços de excelência, e a ciência existe para melhorar a vida das pessoas”, afirmou a ministra.

No evento, além do panorama feito pela Propesq, a ministra foi apresentada ao  grupo de estudantes e egressos do Campus Recife premiado pela Competição Internacional de Robótica, Robocup, na modalidade super time. “Não há outra forma de tornar um país inclusivo para todas as pessoas se não for pela educação. Poderia retomar aqui vários casos que ouvimos no dia a dia de estudantes que tiveram as vidas transformadas pela nossa instituição”, falou o reitor do IFPE José Carlos de Sá. A presença da ministra no IFPE soma-se a outras importantes visitas recebidas pelo IFPE nos últimos setes meses, com destaque para a presença em junho do presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, em março do Ministro da Educação, Camilo Santana, e em maio do Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli.