Notícias
IFPE recebe visita de pesquisadora do Instituto Politécnico de Bragança
Encontro teve como objetivo planejar novas ações entre as instituições parceiras
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) recepcionou, na tarde desta última quarta (06), na Reitoria, a professora Juliana Almeida de Souza, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), sediado em Portugal.
A docente é ex-aluna do curso de Edificações do Campus Recife, e atualmente é diretora do curso de licenciatura em Dietética e Nutrição, membro da comissão coordenadora do curso de mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde e coordenadora do departamento das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica do IPB.
Em articulação com a C.E.S.A.R School, a visita teve objetivo apresentar a estrutura de educação, inovação e tecnologia do IFPE durante a estadia da diretora em Recife a fim de que possam ser planejadas novas ações entre as instituições parceiras.
O encontro contou com a presença de Eduarda Motta, responsável pelas relações internacionais da CESAR School; do diretor de Ensino do Campus Cabo de Santo Agostinho, Thiago Câmara; da assessora de Relações Internacionais do IFPE, Carol Bello; do diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq), Flávio Cavalcanti; do diretor de Pesquisa do Campus Recife, Ricardo Luís; além de outros/as servidores/as do Instituto.
Durante a reunião, os/as gestores/as realizaram uma breve apresentação sobre os projetos atualmente em desenvolvimento no Instituto. Após isso, Juliana foi convidada a conhecer a estrutura e as instalações dos laboratórios do Centro de Pesquisa, onde foi recebida pela professora Renata Caminha, coordenadora da unidade.
De acordo com Juliana, esse tipo de ação é importante para fortalecer a colaboração entre o IPB e o IFPE. “Isso estreita os laços entre as instituições, pois essa troca cultural é muito valiosa. Não só troca de conhecimento, mas também de professores e estudantes. E a sociedade só tem a ganhar, porque nós vamos gerar novos conhecimentos que serão sempre em prol da melhoria da vida das pessoas no geral”, destacou.
Carol Bello também ressaltou a relevância dessa parceria: “A colaboração existente entre as instituições tem oportunizado à comunidade acadêmica experiências de internacionalização que incluem mobilidade acadêmica para estudantes de graduação e experiências como professores visitantes para os docentes”.