IFPE Recife tem novo pesquisador contemplado com Bolsa de Produtividade do CNPq

Professor Gustavo de Novaes tem mais de 20 anos de experiência em Energia Eólica

O IFPE Recife tem um novo docente bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq. Gustavo de Novaes, professor dos cursos de Engenharia Mecânica e Refrigeração e Climatização do campus, foi quem conquistou tal reconhecimento concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por sua produção em desenvolvimento tecnológico e Inovação.

Gustavo tem mais de 20 anos de experiência na área de energia eólica e, no momento, dedica-se ao desenvolvimento de modelos inteligentes, baseados em inteligência artificial, para detectar, diagnosticar e prognosticar as falhas em turbinas eólicas.

Em função da sua experiência com análise de vibração, é também professor da disciplina de vibrações mecânicas no curso de Engenharia Mecânica e desenvolve pesquisa na identificação de falhas de equipamentos de refrigeração e climatização a partir da análise de vibração desses equipamentos.

Gustavo retornou recentemente do seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), EUA, e na UFPE, cujas pesquisas são realizadas em parceria com pesquisadores das instituições.

O docente coorienta alunos de mestrado e doutorado, nas áreas de pesquisa mencionadas, no programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e também no Centro de Energias Renováveis (CER) da UFPE em parceria com os professores Alvaro Ochoa e José Ângelo Costa, que também são do IFPE Recife.