IFPE retoma atividades remotas

O retorno das atividades nos campi ocorre de foram gradativa

Teve início, nesta segunda-feira (17), a retomada progressiva das atividades de ensino do calendário letivo de 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Os trabalhos começaram nesta data em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Ipojuca, Igarassu, Olinda, Pesqueira, Palmares e Vitória de Santo Antão.

Em Abreu e Lima, o corpo dos diretores do campus conversou com os colaboradores terceirizados sobre o retorno e sobre ações desenvolvidas no combate à COVID-19. Cada colaborador recebeu um kit para uso individual, contendo máscaras, squezze, bolsa, boné e estojo.

No campus do IFPE em Afogados da Ingazeira, por sua vez, foi realizado um dia de acolhimento virtual. As turmas realizaram várias reuniões ao longo do dia, por meio de videoconferência, com as coordenações de seus cursos. O campus já havia lançado, dias atrás, o Manual do Estudante para Aulas Remotas e o Guia de Recursos Pedagógicos para Atividades Remotas, este voltado para professores e professoras.

Em Barreiros, o retorno foi realizado nesta segunda apenas pelos concluintes dos cursos técnicos integrados. As outras turmas dos cursos integrados, de nível superior e de pós-graduação retornarão no dia 24 de agosto. Os cursos restantes retornam dia 31.

Já em Igarassu, as aulas voltaram de forma remota, mas as atividades não serão ao vivo. Os professores disponibilizarão os conteúdos no Google Classroom e os alunos acessarão quando quiserem. A partir de terça-feira (18), os laboratórios do campus estarão disponíveis para os estudantes que não têm internet em casa, mediante agendamento.

O Campus Olinda disponibilizou  tablets para empréstimo a estudantes previamente selecionados. Além da entrega dos equipamentos, foi realizada uma transmissão ao vivo com palestras, momentos de fala e ambientação ao novo espaço virtual de interação. A programação continuará nos dias 18 e 19.

Para Lucas Silva, estudante de Agroindústria no Campus Afogados, o retorno é importante para que o crescimento individual de cada estudante continue avançando. “Neste período de suspensão de calendário, nós mantivemos o vínculo com o campus por meio de algumas atividades, eventos ofertados e em encontros constantes com a gestão pedagógica do campus e estávamos cientes da construção desse planejamento da volta e ansiosos para este momento”, ressaltou Lucas.

“Eu estava um pouco apreensivo em relação a esse retorno, mas a forma como foram divididos os módulos e as matérias me tranquilizou de certa forma”, confessou Jailson Oliveira, estudante do curso técnico em Computação Gráfica no Campus Olinda. Para ele, a volta às aulas significa conseguir completar com tranquilidade mais um ciclo, apesar de não estar ainda adaptado ao sistema remoto de aulas.

Segundo o Pró-Reitor de Ensino do IFPE, Assis Leão da Silva, o retorno está ocorrendo dentro do esperado porque o planejamento de retomada foi realizado de modo sistêmico a partir de diretrizes flexíveis, que permitem aos campi adotarem estratégias de acordo com as possíveis mudanças de cenário relacionadas à pandemia da Covid-19.

Assis também ressaltou que o planejamento das atividades remotas foi pensado com ou sem o uso de tecnologia da informação e comunicação. “Isso nos dá uma boa margem de manobra em relação aos nossos estudantes, sobretudo àqueles em vulnerabilidade social mais efetiva”, garantiu o Pró-Reitor.

Calendário de retomada – Nos Campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Ipojuca, Igarassu, Olinda, Pesqueira, Palmares e Vitória de Santo Antão as atividades começaram na segunda-feira (17). Já nos polos de Educação a Distância (EaD), esse início será na quarta-feira (19); no Campus Paulista, no dia 24 de agosto; e nos Campi Belo Jardim, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Recife, no dia 31 do mesmo mês. Na maior parte dos campi, as aulas remotas ocorrerão de segunda a sexta, de acordo com os horários estabelecidos por cada unidade. Em algumas dessas unidades também serão realizadas atividades aos sábados.