IFPE sedia VII Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior

Evento aconteceu entre os dias 22 e 25 de agosto

Foi realizado, entre os dias 22 e 25 de agosto, o VII Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Enarquifes). O evento aconteceu na sede do Campus Recife do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Trazendo como tema “O Papel do/a Arquivista na Transformação Digital”, o encontro reuniu os/as arquivistas e técnicos/as da área de Arquivo das Universidades e Institutos Federais do Brasil para o debate de propostas e troca de experiências sobre a temática.

A cerimônia de abertura, realizada no dia 22, contou com a participação do Reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior; o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes; o arquivista Renato Motta, representando o Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; e a Rede de Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior (ARQUIFES).

Também estiveram presentes na solenidade a Pró-Reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional, Juliana Souza de Andrade; o professor Fábio Nicácio, representando o Diretor-Geral do Campus Recife do IFPE, Marivaldo Rodrigues Rosas; o Coordenador-Geral do Comitê Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (CNIFES), Rodolfo Peres Rodrigues; e a Presidente da Comissão do VII Enarquifes, Kelly Cristina Pontes da Silveira. A abertura contou ainda com a apresentação do grupo musical Naná Vasconcelos da UFRPE e a apresentação cultural do grupo percussivo Batuques de Pernambuco.

O Reitor José Carlos destacou a importância do IFPE ser o primeiro Instituto Federal a sediar o evento, considerando a pertinência da temática do papel do arquivista na transformação digital no cenário pós-pandemia. Além disso, ele reforçou a importância das proposições, questionamentos, discussões e encaminhamentos do evento para soluções na área arquivística para as Instituições Superiores de Ensino. “Vale ressaltar também a dedicação dos profissionais de Arquivo no processo de transformação digital do IFPE, por meio da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), da instituição do Fórum de Arquivistas e Técnicos de Arquivo e a retomada da construção da Política de Arquivo do IFPE. O papel do arquivo é essencial na preservação da memória, na pesquisa e no desenvolvimento institucional”, enfatizou o Reitor.

Para a realização do evento, o IFPE contou com o apoio da Rede de Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior (ARQUIFES), do Comitê Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (CNIFES), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA). Contribuíram ainda na realização do evento os terceirizados do Campus Recife e Reitoria.