Notícias
IFPE terá dois representantes em programa de formação em Enfermagem na Alemanha
O estudante Júlio Marinho, do Campus Abreu e Lima, e o egresso Jhony Batista, do Campus Afogados, foram selecionados para o programa “Pernambuco & Alemanha: Chances para todas e todos 2025 – Formação em Enfermagem
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) comemora a seleção de dois estudantes da instituição para o programa “Pernambuco & Alemanha: Chances para todas e todos 2025 – Formação em Enfermagem”, do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), de Recife. A iniciativa é fruto da cooperação entre o CCBA e a Diakonie Sachsen (Diakonie Leipzig e Diakonie Zwickau no Estado da Saxonia/Alemanha) e oferta vagas de formação profissional em Enfermagem na Alemanha para jovens entre 18 e 25 anos que moram e concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais ou Institutos Federais (IFs) em Pernambuco.

Júlio Marinho, do Campus Abreu e Lima
Os estudantes Júlio César Marinho dos Santos, do curso Técnico em Enfermagem do Campus Abreu e Lima, e Jhony Kleyton Batista, egresso do Curso Técnico Integrado em Saneamento do Campus Afogados da Ingazeira, participarão, a partir do mês de maio, de um curso presencial e intensivo de alemão no Recife com duração de 10 meses para atingir os níveis B1 e B2 no idioma, realizando as respectivas provas oficiais do Goethe Institut e já recebendo uma bolsa mensal para custear sua estadia.
Após concluírem o curso no Recife, os dois representantes do IFPE partirão para a Saxônia, Alemanha. Na Europa, irão participar de uma formação completa em Enfermagem, com duração de três anos, recebendo também bolsa de estudos e com a perspectiva de emprego fixo como enfermeiros após conclusão da formação. As organizações responsáveis na Alemanha, a Diakonie Leipzig e a Diakonie Zwickau na Saxonia, vão cuidar do processo de visto, viagem, moradia e demais formalidades no novo país.
“Minha expectativa agora é realizar esse sonho, que sempre foi uma vontade muito grande na minha vida ter um intercâmbio. E essa oportunidade foi Deus quem deu, agradeço muito, porque a vida não é fácil e a gente não pode desistir dos nossos sonhos”, relatou Júlio entusiasmado. Ele também contou que sempre amou Enfermagem e que, mesmo com dificuldades, enxergava a Educação como uma ponte para seu crescimento. “Aprendi a escrever para ensinar minha avó a escrever os nomes dos filhos dela. Eu vendia cajá para pagar as passagens e poder ir para os estágios. Porque nós somos uma família que não tínhamos condições”.

Jhony Batista, egresso do Campus Afogados
Já o colega Jhony afirmou que sempre foi um apaixonado por idiomas e que está bastante animado para aprender o alemão. “Terei que morar em outra cidade e depois em outro país, então ainda estou tentando absorver todas essas informações. Estou muito animado com tudo: aprender um novo idioma, uma nova cultura, morar em Leipzig, estudar Enfermagem lá…estou ansioso”, destacou o egresso de Afogados.
De acordo com Carol Bello, chefe do Departamento de Relações Internacionais do IFPE, a participação do Instituto no programa representa um marco concreto na ampliação de oportunidades internacionais para estudantes e egressos da instituição. A gestora também considera que isso reflete diretamente no fortalecimento das relações institucionais entre o IFPE e os parceiros alemães, que foram intensificadas a partir da visita da delegação da Saxônia ao IFPE, em janeiro do ano passado.
“Essa cooperação, articulada com o Centro Cultural Brasil-Alemanha e a Diakonie Sachsen, reforça nosso compromisso com uma formação integral, conectada ao mundo do trabalho e à cidadania global, especialmente para a juventude da rede pública. É com imenso orgulho que celebramos essas conquistas, que representam não apenas trajetórias individuais de sucesso, mas também avanços institucionais no campo da internacionalização inclusiva e transformadora”, pontou Bello.
Saiba mais sobre o programa “Pernambuco & Alemanha: Chances para todas e todos 2025 – Formação em enfermagem”.
Com informações da Ascom Campus Afogados da Ingazeira e Ascom Campus Abreu e Lima